A resolução de tela é um conceito que faz parte do nosso dia a dia, pois, afinal de contas, estamos mergulhados no chamado “mundo digital” e portanto, servidos de muitos e diferentes tipos de dispositivos de audiovisual.
Todos os dias, a maioria absoluta de nós se encontramos diante de telas, sejam elas de smartphones, TVs, monitores, notebooks e outras mais.
E, inegavelmente, todas elas apresentam características diferentes, tais como: tamanho, qualidade, design, tecnologia e resolução.
O que é a resolução e quais os tipos mais comuns existentes e disponíveis no mercado? É o que vamos conferir nesse artigo e entender melhor tudo isso.
Existe no mercado uma imensa variedade de dispositivos com resoluções distintas.
1) O que é Resolução de Tela?
Antes de mais nada, é necessário entendermos que a resolução de tela de qualquer dispositivo reprodutor de imagem é diferente do tamanho da sua tela.
Por exemplo, as TVs possuem diferentes tamanhos, e aqui estamos falando de características físicas de cada uma. Só pra ilustrar, um televisor de 75″ polegadas é fisicamente maior que um de 50″ polegadas.
E ambos podem ter ou não a mesma resolução. Portanto, vamos separar da seguinte maneira:
O que é tamanho de tela? E porque é medido em polegadas?
O tamanho de uma tela trata-se apenas da sua dimensão física e que por padronização global é medido em polegadas.
Ademais, a polegada advém do sistema métrico inglês (imperial) e portanto, temos que 1 polegada equivale a 25,4 milímetros (mm) ou 2,54 centímetros (cm) no sistema métrico (decimal).
Além disso, a polegada pode ser representada apenas por aspas, por exemplo: 43″ significa 43 polegadas.
Outro ponto fundamental para entendermos sobre o tamanho de tela, é que também por padrão, é medido na diagonal. Primordialmente do canto inferior esquerdo para o canto superior direito.
Em uma tela de 14,1″ polegadas, temos o tamanho dela com cerca de 35,8 cm, ou seja, 14,1 x 2,54 = 35,8 cm
Essa padronização aconteceu pelo simples fato de que as telas, em sua imensa maioria, possuem formatos retangulares e ainda em diferentes proporções.
As proporções de tela podem ser diferentes tanto na horizontal quanto na vertical.
Resolução de Tela
Finalmente entendido que resolução é diferente de tamanho de tela, podemos agora entender a sua importância.
A resolução é composta pela quantidade de pixels que uma tela consegue possuir. E, quanto mais pixels essa tela oferecer, maior e melhor será a sua resolução.
Já o pixel, por sua vez, é a menor unidade que compõe uma imagem digital. E ele está presente em qualquer dispositivo de imagem, seja de captura como filmadoras e câmeras digitais ou de reprodução, como televisores e monitores.
As telas podem conter milhares ou até milhões de pixels. Desse modo, podemos concluir que a qualidade de imagens e/ou vídeos depende da quantidade destes presentes na tela.
Em resumo, quanto mais pixels a tela oferecer, melhor será a qualidade de sua imagem. Quanto melhor a resolução for, mais detalhes podem ser observados e explorados na tela.
2) Como funciona a Resolução de Tela?
A imagem exibida na tela é formada por milhares ou milhões de pontos, que como já vimos, são os pixels.
Os pixels ficam organizados em linhas na horizontal e em colunas na vertical, desse modo, preenchendo toda a tela igualmente uma matriz.
Por exemplo, na resolução conhecida por Full HD, ela possui 1920 x 1080 pixels. Assim sendo, são 1920 pixels por linha na horizontal e 1080 pixels por coluna na vertical.
Quando multiplicamos esses valores, chegamos a um número total de pixels na tela de: 2.073.600
Definitivamente não é pouca coisa e por esse motivo, dificilmente enxergamos eles a olho nu, nem mesmo em resoluções menores.
Nota: O conceito de resolução é idêntico quando aplicamos para imagens e vídeos, que são capturados através de equipamentos como filmadoras ou câmeras digitais e posteriormente podem ser reproduzidos em diferentes telas.
3) Densidade de Pixels ou PPI
Os pixels não necessariamente são de tamanho igual para todos os dispositivos. Portanto, existem pixels maiores e menores e além disso, nenhuma padronização para eles. Os motivos disso são vários.
Por exemplo, é estranho se deparar com um dispositivo com tela em tamanho de 40″ polegadas possuir a mesma resolução que outro com tela de 6″ polegadas.
Como eles podem ter a mesma quantidade de pixels em tamanhos de telas tão diferentes?
Aliás, fica ainda mais confuso quando o dispositivo de menor tela apresenta uma resolução superior ao de maior tela.
Atualmente, temos tantos dispositivos com tantos tamanhos de telas e tantos tipos de resoluções, que alguns conceitos simples parecem não fazer mais sentido nenhum. No entanto, a constante evolução tecnológica responde essas questões.
A tecnologia em telas avançou de tal maneira nos últimos tempos, que o pixel hoje é tão pequeno que o “impossível” se tornou “realidade”.
O novo conceito
Surgiu uma nova convenção na indústria, que agora considera a densidade dos pixels como fator relevante. Ela se dá através da medida PPI que é uma sigla em inglês para Pixel Per Inch, e traduzindo literalmente temos: Pixel Por Polegada.
A regra geral desse conceito é: quanto maior for o PPI, melhor será a qualidade da tela. E em virtude disso, se há mais pixels por polegadas sem mudar as dimensões físicas do equipamento, mais detalhes de imagem podem ter ali, ou seja, resolução maior e melhor.
O chamado PPI, talvez provavelmente, seja “dispensável” em televisores, considerando que hoje em dia temos telas gigantes e com resoluções absurdas como a 4K ou até mesmo 8K.
Só para exemplificar, a resolução 4K, possui 3840 pixels por linha e 2160 pixels por coluna. Isto é quatro vezes mais pixels que a Full HD. O 4K sendo utilizado em um televisor com tela grande, geralmente acima de 50″ polegadas, é absolutamente normal, pois, aumentando o tamanho físico da tela, pode aumentar o número de pixels.
Entretanto, como fazer para colocar uma resolução 4K em um notebook de 13″ polegadas? É aqui que entra o conceito de PPI.
Observação: Não devemos jamais confundir o PPI com o chamado DPI. Embora apresente um conceito similar, esta é uma medida bastante aplicada em atividades de impressão digital.
Observe que através do PPI, é possível aumentar o número de pixels sem alterar as dimensões físicas da tela.
4) O que é Proporção da Tela?
A proporção de tela é outra característica e que juntamente com resolução e tamanho, é muito importante termos o conhecimento.
Você já deve ter percebido que há diferentes formatos de tela, e não se trata necessariamente do tamanho delas. Algumas são mais quadradas, outras retangulares e outras são tão retangulares que até parecem que foram esticadas.
Com tantos dispositivos diferentes e também formatos distintos, a proporção de tela acaba sendo um fator determinante, pois, ela pode realmente influenciar na reprodução de imagens e vídeos de acordo com a resolução e tamanho de tela.
Dessa maneira, a indústria resolveu padronizar as proporções afim de deixar as coisas mais em ordem. E, dentre as proporções encontradas por aí, temos as mais comuns:
- 3:2
- 4:3
- 5:4
- 14:9
- 16:9
- 16:10
- 17:9
- 18:9
- 21:9
As mais conhecidas e utilizadas, primeiramente é a 4:3 que foi muito empregada nas TVs de tubo e/ou monitores CRT. Atualmente a 16:9 que “domina” e a 21:9 que vem sendo bastante utilizada nos monitores do tipo ultrawide.
Como entender a proporção e no que ela influencia?
Por exemplo no padrão 16:9 que é muito utilizado nas TVs de tela plana, smartphones e notebooks em geral, devemos entender do seguinte modo: Para cada 16 partes iguais na largura há outras 9 partes iguais na altura.
Na proporção 16:10 são: para cada 16 partes iguais na largura há outras 10 partes iguais na altura. E assim, para todas, esse é o entendimento.
Ainda na proporção 16:9, ela certamente surgiu com a chegada das TVs de tela plana ao mercado e ela é a imagem que “corresponde” as telas de cinema, oferecendo um campo de visão mais amplo.
Já nas TVs de tubo, que faziam uso da proporção 4:3, possuem um campo de visão mais curto.
O público gamer prefere monitores com proporção 16:9 ou 21:9 justamente por aumentar o campo de visão e desse modo, aproveitar mais o mapa e cenários dos games atuais.
Além disso, em monitores com o padrão 21:9 são ótimos para profissionais que necessitam dividir a tela em mais de uma parte para melhorar a performance e agilidade nas tarefas diárias.
Por fim, o termo proporção de tela em inglês é Aspect Ratio (AR).
5) Quais são as resoluções existentes?
Com muitos tipos de dispositivos no mercado, para usos diferentes e com tamanhos distintos, a indústria também se viu obrigada a padronizar as resoluções.
Do contrário teríamos uma infinidade absurda de tipos. Apesar de que, mesmo padronizadas, já temos uma grande quantidade. Vamos falar de cada uma delas.
A VGA e as suas variantes
A resolução VGA já foi muito utilizada e portanto é bastante popular, pelo menos para você que é mais “velhinho”. Pra se ter uma ideia, ela foi criada em meados dos anos 80.
Por padrão, a sigla VGA vem do inglês e significa Video Graphics Array, e traduzindo para o português temos algo como: Matriz de Gráficos de Vídeo.
Ela é, bem na verdade, um padrão de porta para saída de vídeo e que fazia uso da resolução 640 x 480 pixels.
Esse é um conector do tipo VGA. Atualmente, somente os dispositivos de nível militar ou de usos específicos apresentam esse tipo de porta.
Nos computadores mais antigos, os monitores eram normalmente conectados a placa de vídeo no gabinete de CPU através da porta VGA. Um detalhe importante de mencionar, é que somente é transmitido a imagem e vídeo sem o áudio.
Com o passar dos anos, a tecnologia VGA foi sendo substituída por outras mais recentes e sofisticadas, como o HDMI e o DisplayPort. Sobretudo, enquanto a resolução VGA “reinou”, foi sendo criado outras variantes, dentre elas, destacamos principalmente essas daqui:
QVGA, WQVGA, HVGA, WVGA, FWVGA, qHD e SVGA
Ainda nos anos 2000, quando estavam surgindo os primeiros smartphones e também outros dispositivos portáteis ou compactos, muitos deles fizeram uso dessas resoluções que nada mais são do que variações da VGA.
Na QVGA, a letra “Q” significa quarter em inglês, portanto temos: Quarter Video Graphics Array. Em resumo, 1 quarto de VGA. Ela possui 320 x 240 pixels.
Na resolução WQVGA, a letra “W” significa wide, e em português fica algo como: 1 quarto largo de VGA. São 400 x 240 pixels, inegavelmente ela conta com uma largura maior e mantém a altura da anterior.
O padrão HVGA, tem na letra “H” o sentido de half-size, ou seja, podemos entender como: metade do tamanho de um VGA. São 320 x 480 pixels.
Já o WVGA, sabemos que o “W” advém da palavra wide em inglês e portanto, significa que temos uma resolução VGA mais larga, com 800 x 480 pixels.
O FWVGA é uma variação da própria resolução WVGA. A letra “F” é da palavra full em inglês e podemos entender como uma resolução VGA mais larga e ampliada, com 854 x 480 pixels.
A resolução do tipo qHD é bem na verdade 1 quarto da resolução Full HD, ou seja, ela possui 960 x 540 pixels.
Observação: Devemos tomar cuidado para não confundir com a QHD, na qual a letra “Q” vem de quad e portanto trata-se de outra resolução que veremos a seguir.
Por fim, ainda temos a variante SVGA ou também denominada Super VGA que fornece 800 x 600 pixels.
Lista das principais resoluções tipo VGA
Inegavelmente são diversas resoluções e isso que apenas falamos do padrão VGA e suas variantes. Todavia, não se preocupe em aprender sobre todas elas, pois, o intuito do artigo é apenas mergulhar nesse assunto que pouco é desbravado na internet.
Assim sendo, confira a lista das principais resoluções VGA que tem por aí no mercado. E é provável que ainda tenha outras variantes não mencionadas aqui.
- QQVGA: 160 x 120 pixels
- HQVGA: 240 x 160 pixels
- QVGA: 320 x 240 pixels
- WQVGA: 400 x 240 pixels
- HVGA: 480 x 320 pixels
- nHD: 640 x 360 pixels
- VGA: 640 x 480 pixels
- WVGA: 800 x 480 pixels
- FWVGA: 854 x 480 pixels
- qHD: 960 x 540 pixels
- SVGA: 800 x 600 pixels
- WSVGA: 1024 x 600 pixels
- DVGA: 960 x 640 pixels
Curiosidade 1: a resolução VGA continua sendo empregada em webcam de alguns notebooks básicos ou de entrada aqui no Brasil. Como resultado, a qualidade nas videoconferências é totalmente comprometida.
Curiosidade 2: Não mencionamos aqui, entretanto, os DVD normalmente possuem resolução 720 x 480 pixels. Em outro artigo vamos tratar melhor desse assunto.
6) As resoluções do tipo XGA e suas variantes
As resoluções do tipo XGA são um enorme avanço, quando comparado as do tipo VGA. O XGA começou a aparecer em dispositivos por volta dos anos 90.
A nomenclatura XGA em inglês significa Extended Graphics Array e traduzindo para o português temos algo como: Matriz Gráfica Estendida.
O XGA, do mesmo modo que o VGA, foi muito utilizado em monitores CRT com proporção de tela em 4:3. Ele possui 1024 pixels por linha na horizontal e 768 pixels por coluna na vertical.
Uma variante de destaque nesse tipo de resolução é a WXGA, que tem a letra “W” indicando wide, ou seja, com tela mais “alargada”. O detalhe importante aqui, é que temos diferentes variantes dentro da variante WXGA, confira:
- WXGA: 1280 x 720 pixels
- WXGA: 1152 x 768 pixels
- WXGA: 1280 x 768 pixels
- WXGA: 1360 x 768 pixels
- WXGA: 1366 x 768 pixels
- WXGA: 1280 x 800 pixels
A resolução WXGA 1366 x 768 pixels é na maioria absoluta das vezes chamada de resolução HD, que vamos conferir a seguir. Ela, atualmente é ainda muito utilizada em telas de notebook, principalmente os mais básicos de entrada no Brasil.
O público costuma reclamar bastante da qualidade dessa resolução empregada nos notebooks. No entanto, o real problema está no fato da tela de notebook ser em painel geralmente do tipo TN, que distorce as cores e ainda reduz o campo de visão.
Abaixo, uma listagem de tipos de resoluções XGA encontradas no mercado. Perceba, que temos resoluções de altíssima definição nessa categoria.
As principais variantes XGA
- XGA: 1024 x 768 pixels
- WXGA: varia entre 1280 x 720 pixels até 1280 x 800 pixels conforme já vimos
- XGA+: 1152 x 864 pixels ou 1152 x 900 pixels
- SXGA: 1280 x 1024 pixels
- SXGA+: 1400 x 1050 pixels
- WSXGA: 1680 x 1050 pixels
- QWXGA: 2048 x 1152 pixels
- UXGA: 1600 x 1200 pixels
- WUXGA: 1920 x 1200 pixels
- QXGA: 2048 x 1536 pixels
- WQXGA: 2560 x 1600 pixels
- QSXGA: 2560 x 2048 pixels
- WQSXGA: 3200 x 2048 pixels
- QUXGA: 3200 x 2400 pixels
- WQUXGA: 3840 x 2400 pixels
- HXGA: 4096 x 3072 pixels
- WHXGA: 5120 x 3200 pixels
- HSXGA: 5120 x 4096 pixels
- WHSXGA: 6400 x 4096 pixels
- HUXGA: 6400 x 4800 pixels
- WHUXGA: 7680 x 4800 pixels
7) A Resolução HD
Analisando friamente a resolução XGA, inegavelmente, somos obrigados a concordar que já se trata de uma resolução de alta definição, que é primordialmente o conceito HD.
Logo após, se olharmos para as variantes do XGA então, entendemos que vamos muito além do que é considerado apenas HD.
Com o passar do tempo e também todas as inovações tecnológicas e/ou surgimento dos mais variados dispositivos que temos a disposição, o mercado adotou o “conceito HD” como um tipo padrão de resolução.
A sigla HD no inglês significa High Definition e em português simplesmente “Alta Definição”.
A ideia por traz dessa padronização, foi primeiramente diminuir alguns problemas de exibição de conteúdo em diversos dispositivos, em especial os compactos ou portáteis. Em segundo lugar, criar um marketing comercial bastante eficiente.
Por exemplo, é mais fácil e prático para o consumidor, “TV de 32″ com resolução HD”, do que alguma “sopa de letrinhas” que vimos anteriormente. Era técnico demais e nada comercial.
Além disso, ainda existe um outro motivo para a resolução HD. Surgiu no país o chamado padrão HDTV, que tinha como o intuito de substituir os sistemas anteriores das televisões tradicionais, tais como: NTSC e Palm.
HDTV é a sigla em inglês para High-Definition Television, ou seja, TV de Alta Definição no Brasil. A princípio, o padrão HDTV se baseia em resolução 1280 x 720 pixels em proporção de tela 16:9.
Qual a resolução HD é a correta? 1280 x 720 pixels ou 1366 x 768 pixels?
A resposta para essa questão é: Ambas resoluções são HD.
Podemos tranquilamente definir que qualquer resolução que tenha no mínimo 720 pixels por coluna na altura, trata-se de algum tipo de resolução de alta definição e portanto HD.
O que acontece, é que a resolução de 1280 x 720 pixels geralmente está associada a televisores dentro do padrão HDTV de transmissão, enquanto que a resolução de 1366 x 768 pixels foi muito adotada pela indústria de notebooks.
Ademais, como curiosidade sobre os notebooks. Muitos deles oferecem resolução de tela HD e variam entre oferecer webcam com resolução VGA (que já mencionamos), ou ainda, resolução HD de 1280 x 720 pixels.
Em outras palavras, um notebook com tela HD de 1366 x 768 pixels pode também ter uma webcam HD de 1280 x 720 pixels. Curioso não é?
O que significa 720p, 720i e 1080p, 1080i?
Eventualmente você já deve ter se deparado por aí com termos, tais como: 720p ou 1080p. Mas, afinal de contas, o que significa essa letra “p”?
Antes de mais nada, tanto 720p quanto 1080p indica resolução. Respectivamente, 720p para resolução HD e 1080p para resolução Full HD.
A letra “p” advém de um parâmetro ou técnica empregada dentro do padrão HDTV. Ela significa Progressive Scan e traduzindo para o bom português, temos: Varredura Progressiva.
Em resumo, a varredura progressiva indica que a atualização da tela acontece em todas as linhas, de cima para baixo. Em outras palavras, todo o conteúdo exibido na tela é atualizado em uma única etapa.
Os nossos olhos não são capazes de identificar isso, no entanto, a varredura progressiva faz parte do processo de atualização de imagens que todo dispositivo reprodutor possui.
Nota: Confira detalhes desse procedimento nesse outro artigo.
Por outro lado, a letra “i”, significa Interlaced Scan e que na tradução para o português temos: Varredura Entrelaçada.
Os sistemas mais antigos dos televisores utilizam a varredura entrelaçada. Nesse processo, a atualização da tela ocorre de modo um pouco diferente. Primeiramente as linhas pares são atualizadas e logo depois as linhas ímpares. É como se fosse uma espécie de linha “sim” e linha “não”.
Os temos 720i e 1080i dificilmente serão encontrados por aí, pois, a tecnologia “p” está aplicada em praticamente todos os dispositivos. Com toda a certeza, podemos nos aprofundar nesse assunto em um outro artigo.
8) Resolução Full HD
A resolução HD, como vimos, já proporciona uma excelente qualidade de imagem. A resolução Full HD vai além e de certa forma “revoluciona” o que conhecemos até aqui.
A resolução Full HD representa um grande avanço dentro do padrão de alta definição como conhecemos.
A sigla Full HD, que também pode ser mencionada como FHD, embora seja muito pouco usada, pode ser traduzida ou entendida em português como: Alta Definição Total.
Do mesmo modo que o HD, a nomenclatura foi criada intencionalmente como um apelo comercial, e que nesse sentido temos: “Se a resolução HD é boa, o Full HD é ainda melhor.”
O Full HD possui resolução de 1920 x 1080 pixels e é de fato melhor aproveitada na proporção de tela 16:9, presente na maioria dos televisores e monitores em geral. Sem dúvidas, equipamentos intermediários e avançados são os que mais fazem uso dessa resolução.
Variantes da resolução de tela Full HD
Ao passo que a VGA e a XGA possuem diversas variantes padronizadas de resoluções, a Full HD é completamente limitada, por exemplo:
- HD+: 1520 x 720 pixels
- Full HD+: 2220 x 1080 pixels
- QHD ou WQHD: 2560 x 1440 pixels
Os temos HD+ ou Full HD+ são principalmente encontrados em resoluções de smartphones. Em resumo, é uma alternativa encontrada por vários fabricantes para “aumentarem” o tamanho de tela do dispositivo sem alterar as dimensões físicas do mesmo.
A nomenclatura Quad High Definition ou também Wide Quad High Definition é uma variante que vem sendo bastante usada em dispositivos modernos, tais como: monitores e notebooks. Ademais, até mesmo alguns games são otimizados para essa resolução por ela aproveitar melhor a proporção 16:9.
Em conclusão, o QHD/WQHD se encontra no meio das resoluções Full HD e 4K, e agrada geral.
Há algumas outras variantes Full HD bem incomuns e que podem ser encontradas em alguns dispositivos específicos ou no cinema, através do chamado DCI que veremos logo a seguir.
- 2K: 2048 x 858 pixels
- 2K: 1998 x 1080 pixels
- 2K: 2048 x 1080 pixels
Por ser incomum e fugir completamente do “marketing HD” de muitos fabricantes de TV e monitores, acaba sendo mais interessante chamar essas variantes somente de resolução 2K.
9) Resolução de Tela 4K ou UHD 4K
Finalmente chegamos naquela que é cobiçada por todos, a poderosa resolução 4K.
A letra “U” é de ultra e portanto temos como entendimento: Ultra Alta Definição. Dessa forma, a resolução 4K possui 3840 pixels por linha na largura e 2160 pixels por coluna na altura, totalizando um número de 8.294.400 pixels na tela.
Isto é 4 vezes mais pixels que a resolução Full HD oferece. O salto tecnológico aqui foi gigantesco.
E, surpreendentemente, a resolução UHD 4K foi criada e desenvolvida ainda nos anos 2000, sendo primeiramente utilizada nos telões de cinema. Somente há poucos anos que ela está sendo amplamente explorada pela indústria de TVs, monitores, notebooks e até alguns smartphones.
As variantes do 4K
Sim, a resolução 4K também tem algumas variações encontradas por aí. Dentre elas, destacamos principalmente:
- 4K: 3840 x 2160 pixels
- 4K: 4096 x 2160 pixels
O termo UHD 4K, que é a resolução principal e mais conhecida pelo público, surgiu da especificação UHDTV, que traz a mesma ideia do HDTV mencionado anteriormente. Todavia, agora exclusivo para o 4K e também 8K.
Por padrão, no UHDTV são 3840 x 2160 pixels em proporção de 16:9 para o 4K e também 7680 x 4320 pixels para o 8K.
A variante 4096 x 2160 pixels é normalmente usada por uma entidade de grandes empresas da indústria cinematográfica denominada DCI (Digital Cinema Initiatives). Link aqui.
Portanto, é uma resolução mais empregada no cinema, até pelo motivo dela se aproveitar de telões com proporção de tela em 17:9. É comum essa variante também ser chamada por DCI 4K.
Qual o motivo da letra K?
Sem dúvida, trata-se de outro apelo comercial das fabricantes. E, que mais uma vez, deu muito certo. Entretanto, temos uma breve explicação técnica também.
Talvez provavelmente, você já tenha percebido que no Sistema Internacional de Unidades, geralmente é utilizado a letra “k” para se referir ou representar o número 1.000.
Aqui no nosso país, isso não é uma prática comum, contudo, no mundo dos games por exemplo, é normal nos referirmos a quantias de 1000, 2000 ou 3000 simplesmente por 1k, 2k ou 3k.
Desse modo, o termo 4K é uma referência clara aos pixels por linha. Que como vimos, podem ser exatamente 4096 pixels ou então se aproximar bastante disso, com 3840 pixels.
10) Resolução de Tela 8K ou UHD 8K
Aqui nós temos um exemplo incrível do que a tecnologia é capaz de alcançar e finalmente nos proporcionar.
Você, caro leitor que chegou até aqui, convidamos para voltar no topo desse artigo e apenas observar a primeira imagem. Logo após isso e refletindo sobre tudo que aprendeu, consegue perceber o quanto é “ignorante” a qualidade dessa resolução? Pois é, seja bem vindo ao mundo 8K.
O 8K é quatro vezes superior ao 4K, que por sua vez, já é uma resolução incrível. São 7680 pixels por linha na horizontal e 4320 pixels por coluna na vertical, totalizando 33.177.600 pixels.
Observe que em uma resolução 8K é como se tivesse 16 telas Full HD em uma única tela.
As variantes do 8K
Antes de tudo, há no mercado algumas nomenclaturas utilizadas para a resolução 8K, tais como: UHD 8K, 4320p, Full Ultra HD ou simplesmente FUHD.
Embora o 8K ainda não esteja dominando o mercado de telas de TV e demais dispositivos ou até mesmo ser predominante nos telões de cinemas, ele já possui algumas variantes que podemos destacar, são elas:
- 8K: 7680 x 4320 pixels em proporção 16:9
- 8K: 8192 x 4320 pixels em proporção 17:9
- 8K: 8192 x 5120 pixels em proporção 16:10
Resolução de tela 4K ou 8K vale a pena em telas pequenas?
Há uma discussão muito interessante, na qual um dispositivo de tela pequena, por exemplo com uma tela 4K ou superior, faz de fato diferença na qualidade do conteúdo exibido?
A melhor resposta pra essa questão é: Dificilmente o olho humano vai conseguir notar diferença de uma resolução em Full HD para 4K em uma tela pequena. Especialmente se for um tablet ou notebook que possuem telas geralmente abaixo de 18″ polegadas.
Nos smartphones, é praticamente impossível perceber isso.
No entanto, altíssimas resoluções em telas grandes, como por exemplo uma TV de 65″ polegadas com resolução 4K, certamente a qualidade será facilmente perceptível.
Por fim, a resolução 8K representa um futuro possível e próximo para a maioria dos dispositivos televisores e alguns outros, em especial os que possuem telas grandes, para tirar um real proveito dessa imponente tecnologia e extrair o máximo dos detalhes.
11) Resolução de Tela 5K
Por fim, tem a resolução 5K, que não é bastante popular e bem na verdade está sendo pouco explorada pela indústria, mesmo assim é bom saber que ela existe e pode ser encontrada em alguns dispositivos.
Talvez a variação que possa ser mais facilmente encontrada seja a 5120 x 2880 pixels.
12) Conclusão
Ufa! Para aqueles que chegaram até aqui, esperamos que tenha sido uma leitura boa e esclarecedora sobre o “universo” das telas e suas diferentes resoluções.
Nós do ficheiro técnico estamos atentos as novidades do mercado e da indústria audiovisual como um todo, e assim que percebermos algo novo sendo explorado, retornaremos a esse artigo para atualizar e informar vocês também.
Até o próximo artigo.