O que é Metaverso e será que esse é o futuro da internet?

Já tem algum tempo que estamos constantemente lendo ou ouvindo a palavra metaverso. Mas o que exatamente significa esse termo? Vamos entender um pouco sobre essa tecnologia que promete revolucionar tudo o que conhecemos por internet hoje, ou não.

O que é o metaverso?

A princípio, o metaverso é uma nova tecnologia de internet que está sendo desenvolvida para um modo completamente diferente de usar a rede. Na prática, esse novo conceito pretende simular a realidade dentro de um ambiente virtual, ou seja, o usuário vai literalmente entrar na web.

Ademais, sendo uma espécie de simulador da vida real, os usuários poderão ser representados por avatares e ainda, vão conseguir fazer compras, jogar, relaxar e interagir com outras pessoas como se estivessem dentro da internet em um cenário totalmente caracterizado.

Isso até parece ser um roteiro de filme de ficção cientifica. Mas não é. Grandes empresas, investidores e muitos profissionais qualificados estão trabalhando para criar esse novo mundo virtual paralelo.

O facebook tem apostado muito nessa nova tecnologia, tanto, que até mesmo alterou seu nome comercial para “meta”.


Como funciona o metaverso?

O conceito do metaverso é a realidade virtual sendo aplicada em nosso dia a dia.

O acesso a essa nova internet será feito com o auxílio de óculos de realidade virtual.

Esse dispositivo e provavelmente outros acessórios serão um desafio a ser vencido. Pois, quando pensamos em óculos de realidade virtual, normalmente vem a nossa cabeça algum “trambolho” esquisito, feio e pesado. Além do mais, algo inviável de transportar no dia a dia.

óculos do metaverso?

Os dispositivos para acessar e usufruir do metaverso são um desafio para os desenvolvedores.


E como ele vai ser o futuro da internet?

O metaverso já está sendo desenvolvido e ainda não temos a noção do real potencial que ele pode nos oferecer.

Várias outras tecnologias que podem contribuir diretamente ou indiretamente com esse conceito, também estão em pleno desenvolvimento e uso.

Por exemplo, a tecnologia de criptomoedas e NFTs já estão funcionando de diferentes maneiras no ambiente virtual. As redes sociais também já mudaram a forma como nos comunicamos atualmente. E também tem o 5G chegando para ampliar a cobertura da rede em qualquer território.

Não podemos deixar de mencionar que os dispositivos móveis estão cada vez mais sofisticados, inteligentes e pequenos. Há cerca de 20 anos atrás era inacreditável que um celular tivesse o poder que hoje tem.

Outros equipamentos e aparelhos do nosso dia a dia, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos seguem em constante evolução e apresentando inteligência artificial com o intuito de facilitar nossas rotinas diárias.

Por fim, hoje em dia, a maioria dos negócios de diferentes setores dependem da internet. Utilizamos a maior parte do nosso tempo consumindo internet de alguma maneira, seja no lazer, entretenimento, estudos ou trabalho.

Portanto, se o metaverso conseguir atrair o grande público, sem dúvidas, ele irá aprofundar ainda mais o nosso consumo de internet.

Ainda não sabemos o que de fato esperar desse conceito, mas isso será uma revolução e talvez ainda maior do que foi com o surgimento das redes sociais.


O metaverso representa algum perigo?

Essa é uma questão que já está sendo bastante discutida. Afinal de contas, essa ideia de simular o mundo real ou de simplesmente nos aprofundarmos ainda mais no consumo de internet, pode sim representar um risco. Especialmente para as novas gerações.

Contudo, o ponto central dessa observação, é que o metaverso ainda está sendo desenvolvido e não foi “apresentado” ao grande público.

Como dito anteriormente, nós não sabemos nesse momento qual é o real potencial desse conceito e como ele será aproveitado e consumido. Desse modo, é difícil nesse momento fazer uma análise honesta se essa tecnologia representa um perigo para a humanidade ou não.

Essa é uma pergunta que provavelmente teremos que “pagar pra ver”. As redes sociais mudaram a humanidade para sempre, tivemos imensuráveis melhorias na qualidade de vida, comunicação, entretenimento e de negócios, gerando riquezas para todos.

Por outro lado, surgiu muita confusão como “linchamentos virtuais”, brigas políticas e uma geração que por vezes ultrapassa o bom senso e se “esquece” completamente de que há um mundo real divertido, bonito e gostoso de se viver. Mais que isso, que os relacionamentos reais não devem jamais serem substituídos por relacionamentos virtuais.

Esperamos que o metaverso represente mais um passo evolutivo da humanidade para um mundo melhor, mais saudável e seguro para viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Menu Principal

Blog

Buscador

Comparador

Contatos