O painel IPS é por analogia uma tecnologia dentro da tecnologia de telas em LCD. E além disso, ele se difere dos outros painéis conhecidos por VA e TN.
Sobretudo, esses tipos de painéis estão presentes na maioria dos dispositivos reprodutores de imagem que utilizamos no dia a dia. Com destaque para as telas de TVs, monitores, notebooks e smartphones que cada vez mais oferecem melhorias e recursos tecnológicos para nós consumidores.
E, dentre as diversas tecnologias que compõe uma imagem de extrema qualidade, o painel IPS e seus concorrentes VA e TN fazem muita diferença na hora de escolher uma boa tela ou não.
Aqui neste artigo, vamos conferir e entender melhor essas siglas que aparecem com bastante frequência na hora de adquirir um novo equipamento.
Nas telas que são fabricadas com a tecnologia LCD, há pelo menos 3 tipos de painéis que pode ser empregado nessa construção: painel IPS, painel VA e painel do tipo TN.
1) O que é a tecnologia LCD?
Em primeiro lugar, necessitamos entender o que é a tecnologia de LCD que está presente na maioria dos dispositivos de imagem que usamos no dia a dia.
O LCD é a sigla em inglês para Liquid Crystal Display e traduzindo para o bom português significa “Tela de Cristal Líquido”.
Esse termo cristal líquido ou também cristais líquidos, é bem na verdade a classificação de algumas substâncias que possuem um estado peculiar da matéria compreendido entre o sólido e o líquido ao mesmo tempo.
Assim sendo, é de conhecimento que existe uma grande variedade de materiais que se apresentam entre os estados sólido e líquido ao mesmo tempo. E, de acordo com a natureza dessas substâncias e ainda a temperatura, elas podem se encontrar em diferentes “fases”.
Uma dessas fases é a chamada fase nemática. Ela quem permite a fabricação das telas de LCD e portanto, muito utilizada na indústria.
Ademais, uma outra grande característica dos cristais líquidos são a sua reação mediante a correntes elétricas. Logo após eles ficarem energizados, como efeito imediato, eles permitem a passagem de luz. Esse processo divide e transforma a luz recebida em milhões de feixes retos, sendo que cada um deles irá formar o pixel na tela.
Por fim, os cristais líquidos ainda possuem a capacidade de mudar a cor de acordo com as variações de temperatura. Como resultado, surge vários tons de cores que são projetados no pixel e desse modo, cada pixel pode ter uma cor diferente.
Nesse sentido, as cores formadas estão no sistema RGB, onde temos: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Quando combinadas, é possível ter milhões de tonalidades diferentes.
Este é todo o processo de formação da imagem em uma tela de LCD. Todavia, ainda tem mais alguns detalhes a ser mencionados.
Como funciona uma tela de LCD?
A primeira coisa que precisamos ter consciência sobre a tecnologia de telas em LCD é que elas não emitem luz própria. Desse modo, é necessário uma fonte de luz externa para iluminar os cristais líquidos.
Nos televisores e monitores, geralmente existe um painel de luz, também conhecido por backlight, que faz a iluminação no painel de LCD. As lâmpadas empregadas nesse backlight variam de acordo com a tecnologia utilizada na construção desses dispositivos.
Só pra ilustrar, aqui em nosso site, temos alguns artigos sobre tecnologias de tela de TVs que explicam mais a fundo esse funcionamento, por exemplo:
Portanto, o conjunto LCD + painel de luz é quem forma a imagem que vemos na tela. Evidentemente, que a cada melhoria tecnológica ou implementação de novos recursos, isso faz com que cada dispositivo ofereça uma qualidade visual diferente.
2) O que é painel IPS?
Agora que sabemos o que é e como funciona uma tela de LCD, vamos finalmente entender a tecnologia IPS implementada nela.
A sigla IPS vem do inglês e significa In Plane Switching. Na tradução livre para o português temos algo como “Comutação em Plano”.
Na prática, nas telas de LCD com painel do tipo IPS, as moléculas de cristais líquidos ficam alinhadas horizontalmente quando energizadas por corrente elétrica.
Como resultado, de imediato há uma maior e melhor distribuição da imagem ao longo de toda a tela. Além disso, os cristais líquidos ao receberem a luz proveniente do backlight, conseguem ainda controlar a intensidade e quantidade de luz que vão transmitir.
Por conseguinte, isso impacta em uma fidelidade de cores bem mais puras e realistas. Ainda mais que isso, outro benefício muito importante são as cores se manterem as mesmas independentemente do ângulo de visão do usuário.
Em outras palavras, em um painel IPS, ao olharmos para a tela e não necessariamente estando de frente pra ela, vamos continuar enxergando a imagem sem distorções de cores ou brilho.
Nota 1: o painel IPS foi criado e desenvolvido pela LG. Desse modo, ela é quem detém a patente tecnológica.
3) E o que são os painéis VA e TN?
O painel do tipo VA e o painel do tipo TN são diferentes do IPS. Vamos entender melhor isso.
O que é painel TN?
Talvez provavelmente podemos dizer que o painel TN seja o cristal líquido sem nenhuma melhoria tecnológica.
A sigla TN vem também do inglês e significa Twisted Nematic. E na tradução literal para o português fica algo como “Nemática Retorcida”.
Neste painel as moléculas de cristais líquidos ficam, como sugere o nome, retorcidas. E em virtude disso, uma tela de LCD construída com esse painel apresenta problemas na fidelidade de cores e brilho. Pra piorar, o ângulo de visão aqui fica bastante comprometido.
O painel TN é na prática o oposto do painel IPS. Então, podemos concluir que o IPS é uma evolução tecnológica do LCD enquanto que o TN seria ele em sua forma “original”.
Em outras palavras, o painel TN pode também ser entendido como “cristais líquidos desorganizados” no painel de LCD.
O que é painel VA?
A sigla VA no inglês significa Vertically Aligned. Quando traduzimos para o português temos algo como “Alinhado Verticalmente”.
De acordo com o nome dessa tecnologia, nesse painel, as moléculas de cristais líquidos ficam alinhadas na vertical. Exatamente o inverso do painel IPS.
No arranjo VA, o grande ganho se dá em um melhor nível de contraste, ou seja, ele permite um preto mais profundo e fiel do que os outros. Entretanto, embora ele também permita um bom ângulo de visão, nesse quesito ele é inferior ao IPS.
O painel VA também apresenta cores e brilho bastante aceitáveis, no entanto, em comparação ao painel IPS ele é inferior.
Portanto, podemos tirar as seguintes conclusões a respeito dos 3 painéis:
- Painel IPS: É o que melhor oferece ângulo de visão e fidelidade de cores.
- Painel VA: É o que melhor oferece taxa de contraste, e embora não alcance a fidelidade de cores e ângulo de visão do IPS, ele não deixa a desejar também.
- Painel TN: Esse é o “pior” dos 3 painéis. Infelizmente ele não entrega fidelidade de cores, não garante bom ângulo de visão e consequentemente, também não garante um bom contraste. Nesse sentido, devemos entender que diferentemente dos outros painéis, o TN não possui nenhum tipo de aprimoramento tecnológico.
Nota 2: O painel VA foi desenvolvido pela Fujitsu em 1996. No entanto, não há informações específicas sobre uma patente exclusiva para essa tecnologia. Diferentes fabricantes, como Dell, LG e Samsung, utilizam a tecnologia VA em seus produtos, como notebooks, TVs e monitores
Diagrama de painéis VA vs IPS vs TN
Nesse esquema prático conseguimos verificar que os painéis IPS e VA não perdem o ângulo de visão e ainda conseguem ser mais fiel as cores, enquanto que o TN não. E, por fim, o painel IPS oferece melhor tonalidade de cores e o painel VA uma melhor taxa de contraste.
4) Existem outros tipos de painéis LCD no mercado?
Há no mercado algumas outras siglas para tipos de painéis em LCD. É bastante provável que você já encontrou por aí nomes como por exemplo: PLS, WVA, SVA e etc.
Como já dito e explicado nesse artigo, existe pelo menos 3 tipos de painéis, sendo eles respectivamente IPS, VA e TN. Contudo, diversas fabricantes podem criar variações dessas tecnologias com o intuito de oferecer um diferencial exclusivo em seus produtos.
Ademais, algumas fabricantes desenvolvem essas novas denominações por questões de eventuais patentes e licenças necessárias. Vamos conferir algumas delas.
O que é painel WVA? É diferente do IPS?
Esse tipo de painel é muito encontrado nos monitores e telas de notebooks da Dell e Lenovo por exemplo.
A sigla WVA significa “Wide Viewing Angle” e na tradução para o português fica algo como Ângulo de Visão Amplo.
Podemos dizer que o painel WVA é um tipo ou variação de um painel IPS, ou seja, ele é no mínimo semelhante ao IPS. E isso também significa que ele pode ter qualidade inferior ou até mesmo superior, sendo que o que vai determinar isso é o quanto a fabricante quer impor de qualidade em sua tela de LCD.
O que é painel PLS ou Super PLS?
Esse tipo de painel foi desenvolvido pela Samsung com o intuito de melhorar consideravelmente a qualidade de tela de seus dispositivos smartphone, tablet e notebooks.
PLS é a sigla em inglês para “Plane to Line Switching” e que na tradução para o português temos algo como: Comutação de Plano para Linha.
Essa tecnologia também é similar ao IPS e com uma promessa da fabricante de ser levemente superior oferecendo um brilho melhorado e mais do que isso, com um custo menor de fabricação.
O painel PLS também é chamado de Super PLS.
O que é painel SVA?
Esse painel também foi desenvolvido pela Samsung e ele bem na verdade é, segundo a fabricante, uma variação melhorada do painel VA.
A sigla SVA significa “Super Vertically Aligned” e traduzindo para o português fica algo do tipo: Super Alinhamento Vertical.
O que é painel IPS-level?
O termo “IPS-level” que na tradução para o português significa nível IPS, é sobretudo uma denominação genérica utilizada para algumas telas de LCD que existem no mercado.
Em outras palavras, um painel do tipo IPS-level geralmente se trata de um painel TN. Com o grande diferencial de que este é bastante superior a qualquer painel TN “padrão”. Daí o termo utilizado para ele, “nível IPS”.
Fabricantes como a ASUS e MSI fazem bastante uso dessa nomenclatura IPS-level e de fato conseguem oferecer telas com ótima qualidade, embora ainda não sejam realmente IPS.
5) O que é TFT e qual a diferença dele para os painéis IPS, VA e TN?
O termo TFT vem do inglês e significa “Thin Film Transistors” e na tradução literal para o português fica algo do tipo Transistores de Película Fina.
De um modo bem resumido, o TFT tem como objetivo melhorar consideravelmente a qualidade da imagem reproduzida no painel de LCD, como por exemplo, promovendo uma gama maior de cores.
Dentro do sistema de funcionamento do painel de LCD (que já vimos aqui nesse artigo) o TFT é apenas uma película externa ao LCD e extremamente fina com transistores capazes de controlar individualmente cada um dos pixels formados nele.
Desse modo, o TFT não é propriamente um outro tipo de painel LCD, tais como os IPS, VA e TN. Nesse sentido, podemos concluir que ele é de fato um aprimoramento tecnológico aplicado em qualquer tipo de painel de LCD com o intuito de melhorar a qualidade destes.
Aliás, a película TFT não é somente utilizada em painéis de LCD, isso vai muito além. Por exemplo, em muitos painéis do tipo OLED, o TFT também está presente. O chamado painel AMOLED é, bem na verdade, um tipo de painel OLED que necessariamente utiliza o TFT em sua estrutura.
Por fim, devemos entender que o termo TFT se refere a um complemento tecnológico nas telas de qualquer dispositivo de imagem. Isto é, independentemente da tecnologia de painel utilizada por eles.