O que é TV NanoCell? E qual a diferença para a TV QLED?

A TV NanoCell é bem na verdade uma resposta da LG para sua concorrente e conterrânea Samsung que apostou na tecnologia QLED.

Nos dias atuais, quando o consumidor vai comprar uma nova televisão, ele se depara com uma enorme diversidade de tecnologias diferentes. A confusão é quase sempre garantida.

São tantos termos como QLED, OLED, NanoCell, Neo QLED, LED e etc, que o consumidor muitas vezes acaba “comprando gato por lebre”. Pra piorar, nas lojas físicas, infelizmente a maioria dos vendedores também não sabem o que estão vendendo.

E no varejo online, quase não há explicações do que de fato significa cada um desses termos. A tecnologia de telas NanoCell é um exemplo dessa situação. Nesse artigo, vamos entender o que é mais essa tecnologia dos atuais televisores.

 

 

O que é TV NanoCell?

A LG é a proprietária da tecnologia de telas NanoCell.


1) Como surgiu a TV NanoCell?

As tecnologias de telas para os televisores vem passando por várias revoluções desde o fim do século passado. De fato, saímos das antigas TVs de tubo para às TVs de tela plana, inicialmente com as tecnologias de LCD e plasma.

A TV de LCD e também a TV de plasma não duraram muito tempo no mercado. Afinal, enquanto uma não fornecia a melhor qualidade de imagem, a outra, por mais que entregasse isso, apresentava alguns problemas sérios em sua construção.

Em seguida, surgiu a TV de LED, que conseguia melhorar a qualidade imagem da TV LCD e manter preços competitivos, no entanto, ainda não representava todo o potencial tecnológico de telas.

As duas maiores fabricantes de televisões e líderes do setor no mundo atualmente, tomaram caminhos opostos na década passada. A partir de 2010 a LG resolve apostar todas as suas fichas na TV OLED, pois essa representava o que havia de melhor em qualidade de imagem na época.

Enquanto que a Samsung seguiu o caminho contrário e resolveu desenvolver a TV QLED. Essa TV, não conseguia oferecer a mesma qualidade da OLED, entretanto, apresentava muita qualidade com preços mais atraentes. Era a “substituta perfeita” da TV de LED.

A Samsung lançou seus primeiros modelos de TV QLED a partir de 2017 e o sucesso foi grandioso. Com efeito, a LG enxergando uma ótima oportunidade também nessa tecnologia, resolveu criar uma concorrente de “peso” ao final da década, a TV NanoCell.

A TV NanoCell da LG é inegavelmente a rival da TV QLED da Samsung e de outras fabricantes que fazem uso dessa tela.

Samsung QLED vs LG NanoCell

A LG através da TV NanoCell entra diretamente na concorrência da tecnologia de LCD com pontos quânticos.

 

VOLTAR PARA A LISTA ⇡

 


2) O que é a tecnologia NanoCell?

A tecnologia NanoCell é basicamente a mesma tecnologia QLED. Contudo, há sim algumas pequenas diferenças que vamos abordar em seguida.

Nesse sentido, podemos então afirmar que o NanoCell são micro partículas ou nanocristais, ou ainda, os chamados “pontos quânticos” que são cristais com diâmetro de alguns poucos nanômetros. Em outras palavras, até aqui, o NanoCell é exatamente igual o QLED.

Ademais, esses pequenos cristais são compostos por materiais semicondutores de eletricidade. Além disso, eles emitem luz com comprimento de ondas bem específicas.

O resultado proporcionado, é o chamado efeito de confinamento quântico. Isso ocorre quando os elétrons de um determinado material torna-se limitado a um volume extremamente pequeno.

Em resumo, o confinamento quântico permite que esses nanocristais tenham uma capacidade de modificar e ajustar o comprimento de onda de luz recebido de acordo com o seu tamanho. O resultado na prática é a criação de cores sem a necessidade de combinações químicas.

Como funciona a TV NanoCell?

Os nanocristais conseguem melhorar as cores e o brilho da imagem.

 

VOLTAR PARA A LISTA ⇡

 


3) Como funciona a TV NanoCell?

A TV NanoCell também necessita de um painel de luz que é popularmente conhecido por backlight. Do mesmo modo que a TV QLED, acreditamos que esse backlight possua LEDs com tonalidade azul. O objetivo, é que a luz azul é mais intensa e, desse modo, a reação dos nanocristais é melhorada.

Isso na prática possibilita um nível de brilho bem mais intenso e ainda sem perder o tom de cada uma das cores.

Por falar em cores, os nanocristais ou pontos quânticos, são os responsáveis por conseguirem um espectro de cerca de 1 bilhão de cores dentro do sistema RGB. As cores RGB são na ordem: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).

Por fim, a TV NanoCell possui como estrutura na formação da sua imagem:

  • Painel de LCD.
  • Película com os nanocristais ou simplesmente pontos quânticos.
  • Painel backlight com LEDs que emitem luz azul.

Nota 1: Nós do ficheiro técnico entendemos que ambas tecnologias QLED e NanoCell desfrutam do mesmo conceito. Desse modo, explicamos essas tecnologias de modo igual. Todavia, as fabricantes podem construir seus televisores com segredos exclusivos e não revelados ao público.

Nota 2: Embora o conceito tecnológico entre ambas seja exatamente o mesmo, ainda sim, a abordagem e a construção dos painéis QLED e NanoCell possuem diferenças. Logo abaixo explicamos esses detalhes.

 

VOLTAR PARA A LISTA ⇡

 


4) E afinal de contas? A TV NanoCell tem diferença para a TV QLED?

Essa é a grande pergunta do público. Afinal de contas, há diferenças entre essas duas telas? Vamos tentar responder essa da melhor maneira possível.

O QLED da Samsung e o NanoCell da LG são tecnologias de tela concorrentes e que oferecem qualidade de imagem bastante aprimorada quando em comparação com as TVs de LED “tradicionais”. Assim sendo, ambas as telas usam os pontos quânticos (nanocristais ou micro partículas) para produzir cores mais puras e vibrantes.

Entretanto sim, existem algumas diferenças básicas e importantes na construção entre elas, por exemplo:

TV QLED da Samsung

  • Usa os chamados pontos quânticos (nanocristais) que emitem luz em diferentes cores e tons quando atingidos diretamente por uma fonte de luz em LED através do painel backlight.
  • Esses pontos quânticos (nanocistais) são colocados em uma camada que fica entre o painel backlight e o painel LCD.
  • Oferece alto brilho e ampla gama de cores, resultando em imagens vibrantes e realistas.
  • Geralmente apresenta melhor taxa de contraste (níveis de preto mais profundos) em comparação com o NanoCell, especialmente em modelos com a tecnologia de iluminação chamada Full Array Local Dimming (FALD).
  • Utiliza painéis VA (Vertical Alignment), que oferecem bons níveis de preto, entretanto possuem ângulos de visão mais estreitos.

TV NanoCell da LG

  • Usa os pontos quânticos (nanocristais) para filtrar as cores RGB (vermelho, verde e azul) da luz do painel de LED (backlight), aprimorando a precisão das cores e removendo impurezas.
  • A tecnologia NanoCell é aplicada diretamente no painel LCD.
  • Oferece cores precisas e consistentes, com bom ângulo de visão devido ao uso de painéis IPS (In-Plane Switching).
  • Geralmente apresenta brilho ligeiramente inferior em comparação com o QLED, mas oferece melhor desempenho em ambientes iluminados devido ao bom ângulo de visão e à capacidade de lidar com reflexos.
  • Painéis IPS tendem a ter níveis de preto menos profundos em comparação com painéis VA.

Diagrama de funcionamento do painel NanoCell vs painel QLED - Ficheiro Técnico

Conclusão

  1. Cores: Ambas oferecem cores aprimoradas, mas com abordagens diferentes. A TV QLED foca em brilho e volume de cor, enquanto que a TV NanoCell enfatiza a precisão e consistência das cores.
  2. Contraste (níveis de preto): O QLED geralmente oferece a melhor taxa de contraste, portanto, níveis de preto mais profundos, principalmente em modelos com a tecnologia Full Array Local Dimming.
  3. Ângulo de visão: O NanoCell oferece ângulos de visão mais amplos, ideal para ambientes onde as pessoas assistem TV de diferentes posições.
  4. Brilho: O QLED tende a ser mais brilhante, o que pode ser vantajoso em ambientes muito iluminados, mas NanoCell lida melhor com reflexos.

Qual TV escolher? NanoCell ou QLED?

A escolha entre QLED e NanoCell depende das preferências e necessidades do consumidor, por exemplo:

  • Busca por uma melhor taxa de contraste: Sem dúvida a QLED é a melhor opção.
  • Ângulos de visão mais amplos: A NanoCell é a melhor escolha.
  • Cores mais intensas e precisas: A NanoCell é a escolha certa.
  • Picos máximos de brilho: A QLED é a mais indicada.
  • Ambientes com bastante iluminação e portanto mais possibilidade de reflexos: A NanoCell vai lidar melhor com isso.

 

VOLTAR PARA A LISTA ⇡

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Menu Principal

Blog

Buscador

Comparador

Contatos