Logo Ficheiro Técnico dark
O que é TV QLED?

O que é TV QLED?

A TV QLED foi uma grande aposta da Samsung em uma época que a TV OLED era o único sinônimo de "televisão com imagem de cinema". Mais do que isso, ela ainda abriu portas para a própria tecnologia evoluir ainda mais nos dias atuais.

A TV de QLED ou apenas TV QLED podemos dizer que talvez seja um grande avanço ou aprimoramento da tecnologia de telas em LCD.

Desde o surgimento das TVs com tela plana, as fabricantes foram criando e desenvolvendo várias tecnologias de tela. E, sempre com o intuito de oferecer a melhor qualidade de imagem aliada com bons preços para o consumidor.

Eventualmente, isso nem sempre foi possível. Diante dos vários desafios, foram surgindo no mercado televisores com diferentes tipos de processos na formação da imagem.

Dessa maneira, nos dias atuais, o consumidor quando resolve comprar uma nova televisão acaba inevitavelmente se deparando com várias nomenclaturas. E, dentre elas, destaque para os termos OLED e QLED que aparecem com certa frequência.

Os dois termos são muito parecidos, no entanto, oferecem tecnologias de tela completamente diferentes. Vamos entender melhor isso.


O surgimento da TV QLED

A TV de plasma, pioneira nas telas planas, apresentava um processo na criação de imagens bastante complexo e que por essa razão acabou sendo substituída por outras tecnologias mais viáveis na época.

Outra pioneira nas telas planas, a TV de LCD, por outro lado, não conseguia reproduzir uma boa qualidade de imagem.

A TV de LCD ainda recebeu uma “sobrevida” com a evolução natural para a TV de LED, que continua sendo produzida até os dias atuais. Contudo, ainda há limitações tecnológicas que impedem a constante melhoria deste dispositivo.

A TV de OLED, surgiu no mercado como a grande solução para uma qualidade de imagem em “nível de cinema”. Infelizmente, o caminho não foi nada fácil e durante o percurso várias fabricantes desistiram dela.

Com a exceção da gigante sul-coreana LG. Ela apostou todas as suas fichas no OLED e atualmente colhe os bons frutos dessa corajosa decisão.

A concorrente e também gigante do setor, Samsung, foi uma que abriu mão dos painéis OLED para seguir um novo caminho, o da tecnologia QLED.

A ideia básica era finalmente oferecer uma TV com incrível qualidade em imagem, aliada a um bom preço para o consumidor e ainda sem os grandes problemas técnicos das demais telas já existentes.

A princípio, foi a Sony no ano de 2013 que apresentou ao mundo a primeira TV de QLED, chamada como Triluminos. Também é de conhecimento que os estudos sobre o “confinamento quântico” que levaria a essa tecnologia, iniciaram no mínimo a partir do ano de 1982.

Todavia, foi a Samsung quem de fato apostou no QLED e desde então ajudou em muito na revolução dos aparelhos televisores. Tanto, que atualmente outras fabricantes também desfrutam da tecnologia em seus equipamentos.

TV QLED

A Samsung popularizou a TV de QLED a partir de 2017.


O que é a tecnologia QLED?

A sigla vem do inglês e significa Quantum dot Light Emitting Diode. E na tradução para o português temos algo como por exemplo Pontos Quânticos com Diodo Emissor de Luz.

Em primeiro lugar, o LED é um componente eletrônico e semicondutor com a propriedade de transformar energia elétrica em luz através de um processo conhecido por eletroluminescência.

Já os chamados pontos quânticos são na verdade minúsculas partículas de cristais do tamanho ou diâmetro de alguns poucos nanômetros. Em outras palavras, são nanocristais compostos por materiais semicondutores de eletricidade.

Além disso, estes nanocristais emitem luz com comprimento de ondas bastante específicas. Ao mesmo tempo, eles proporcionam o chamado efeito de confinamento quântico. Isso ocorre quando os elétrons de um específico material torna-se limitado a um volume extremamente pequeno.

Aliás, o confinamento quântico permite ainda a esses nanocristais uma capacidade de modificar e ajustar o comprimento de onda de luz recebido de acordo com o seu tamanho. Como resultado, cria-se cores sem a necessidade de combinações químicas.

Por fim, uma TV QLED necessita como estrutura para formar a sua imagem:

  • Painel de LCD.
  • Película que contém os chamados Pontos Quânticos ou nanocristais.
  • Painel de luz, o popular backlight, com LEDs que emitem luz em tonalidade azul.

Como funciona a TV QLED?

Do mesmo modo que as tecnologias de tela das TVs de LCD e de LED, a TV de QLED também precisa do painel de luz (backlight) para produzir as suas imagens.

Todavia, há uma diferença crucial no backlight da TV QLED. Nele os LEDs que o compõe emitem luz de tonalidade azul. Enquanto que na TV de LED, convencionalmente a luz emitida é branca e na LCD é uma lâmpada fluorescente branca (fria).

O objetivo do LED com luz azul, que é mais intenso, é a reação dos nanocristais a este estímulo. Isso na prática, permite que a TV QLED alcance um nível de brilho muito mais intenso e sem perder o tom de cada uma das cores.

Ademais, é em virtude de todo esse processo que resulta na exibição de um espectro de cerca de 1 bilhão de cores dentro do sistema RGB. As cores RGB são na ordem: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).

Por fim, os nanocristais ou pontos quânticos são o grande diferencial da TV QLED. Eles atuam de modo significativo na produção de cores mais puras, realistas e brilhantes.

Diagrama de funcionamento do QLED

Esse diagrama mostra na prática como funciona o QLED. Os pontos quânticos conseguem reproduzir cerca de 1 bilhão de tonalidades de cores. É um grande salto tecnológico.


Vantagens e Desvantagens da TV QLED

Como vimos, a TV QLED surgiu no mercado com o intuito de apresentar imagens com extrema qualidade, aliada a uma tecnologia sem grandes complicações e por óbvio, com preços um pouco melhores do que a TV OLED.

Vamos pontuar o que de fato essa televisão conseguiu trazer.

Vantagens:

  • A TV QLED consegue reproduzir uma imensa gama de cores vivas, puras e muito realistas.
  • Possui uma das melhores taxas de brilho da categoria e ainda nesse quesito se sai melhor que a TV OLED.
  • Por conta da tecnologia, possui tela com poucos reflexos.
  • É também indicada para ambientes com bastante luminosidade.
  • Comparada a TV OLED, sempre foi uma opção com preços mais em conta.
  • Praticamente não corre o risco do efeito Burn in.
  • Possui baixo consumo de energia.
  • É melhor indicada para ambientes abertos.
  • A durabilidade é maior que a TV OLED.

Desvantagens:

  • A TV QLED não consegue atingir o preto real.
  • Tem um preço bem mais elevado quando comparada a TV de LED

 

Compartilhe em suas redes sociais

Veja mais

O que é TV OLED?

O que é TV OLED?

A TV OLED é o sonho de consumo de muita gente. A tecnologia oferece o que há de melhor quando o assunto é qualidade de imagem. Confira nesse artigo tudo o que você necessita saber dessa televisão.
O que é DisplayPort?

O que é DisplayPort?

O DisplayPort é um tipo de conexão que tem por objetivo transmitir em alta definição, vídeo, imagem e áudio através de um único cabo. Ele está presente em diversos dispositivos, especialmente, os de hardware mais avançado. Confira tudo sobre essa tecnologia aqui.
AMD FreeSync

O que é AMD FreeSync? E qual a diferença para o NVIDIA G-SYNC?

A tecnologia FreeSync e G-SYNC vem sendo utilizada nos monitores e TVs projetados para o público gamer que exige muita performance gráfica. Nesse artigo vamos entender como elas funcionam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *