Logo Ficheiro Técnico dark
Como escolher uma boa Smart TV para games?

Como escolher uma boa Smart TV para games? Dicas úteis

Diante de tantas tecnologias que surgem e as novidades que não param, escolher uma smart TV para os games de última geração pode ser uma terrível dor de cabeça. Então, pensando nisso, elaboramos esse artigo para descomplicar essa tarefa e desse modo você saber o que observar na hora da compra. Confira tudo aqui!

Nos dias atuais, escolher uma boa smart TV para games à primeira vista parece ser uma tarefa bastante complicada. São inúmeros modelos, séries e famílias disponibilizados no mercado por também diversas fabricantes. Certamente opções é o que não falta.

Ao mesmo tempo, vários consumidores se veem diante de tantas tecnologias e recursos que talvez eles não saibam do que se trata e muito menos qual a real utilidade destes. Com efeito, os preços são muito divergentes entre cada TV.

Dessa maneira, elaboramos esse artigo com as principais dicas e observações a serem tomadas na hora de escolher uma boa smart TV para games.

Como escolher uma boa Smart TV para games?

Quem é que não deseja jogar em uma tela grande e de qualidade?

Como funciona uma boa Smart TV para games?

Antes de mais nada, devemos estabelecer alguns requisitos necessários na hora de escolher uma smart TV para as jogatinas. Principalmente porque os dispositivos mais indicados são os monitores, acima de tudo para o público gamer competitivo que exige o que há de melhor no mercado.

Só para ilustrar, alguns monitores como por exemplo o Dell Alienware AW3423DW oferece uma taxa de input lag de apenas 0,1 ms e isso é incrível.

Também há dezenas de monitores no mercado que oferecem taxas de atualização extremamente elevadas, como por exemplo o AOC AGON PRO 25 AG254FG com 360 Hz. Mas, afinal de contas, o que são essas nomenclaturas e em que tudo isso implica?

Uma smart TV para jogos deve oferecer alguns recursos tecnológicos que permitem uma melhor experiência nos games. Isto é, tanto na qualidade de imagem e áudio como também em recursos que elevam a jogabilidade.

Não podemos esquecer, é claro, de uma tela gigante. Pois inegavelmente isso é um requisito que geralmente os monitores não conseguem atender.

Por fim, os recursos e suas nomenclaturas “difíceis” desvendamos do seguinte modo:

Os 5 principais requisitos necessários de uma TV gamer:

  1. Taxa de atualização: É a quantidade de vezes em que uma imagem é atualizada na tela em 1 único segundo. Portanto, quanto mais atualizações, melhor é o resultado. Recomendamos TVs para jogos que forneçam no mínimo 120 Hz nativo.
  2. Taxa ou tempo de resposta: Diferentemente do item anterior, é a medida de tempo ou velocidade em que os pixels da tela mudam de cor. Geralmente os painéis OLED são os mais rápidos na atualidade e desse modo, fica essa dica. Entretanto, para quem busca uma TV mais barata, recomendamos aquelas com tecnologia do tipo VA.
  3. AMD FreeSync ou NVIDIA G-SYNC: Ambas tecnologias são concorrentes sendo que o AMD FreeSync é muito mais implementado por conta de ser em padrão de código aberto (open source). A função basicamente é sincronizar a taxa de atualização da tela com a da placa de vídeo do console (videogame) ou computador. Dessa maneira, não acontece aquelas imagens “rasgadas” na tela especialmente nas cenas de muita ação. Uma smart TV para jogos necessita obrigatoriamente de alguma dessas tecnologias.
  4. HDMI 2.1: Esse é um requisito muito importante. Pois é através dessa conexão no console ou computador que vai ser possível transmitir os games em resolução 4K e com taxa de atualização em 120 Hz. Além disso, ele fornece compatibilidade com as tecnologias HDR10+ e Dolby Vision.
  5. ALLM e VRR: Recursos presentes no HDMI 2.1 e que fazem toda a diferença para os games. O ALLM tem como função primordial reduzir ao máximo o input lag. Já o VRR vai trabalhar igualmente como o AMD FreeSync, ou seja, vai sincronizar a taxa de atualização da tela com a da placa de vídeo. O detalhe que ele faz isso via cabo HDMI.

Outros requisitos importantes de considerar em uma TV para games:

  1. Input lag: É um requisito extremamente importante para os monitores gamers. Ele está presente também nas TVs, contudo, raramente as fabricantes informam com clareza. O input lag é o atraso que ocorre entre o comando dado pelo usuário (jogador) e a exibição dele na tela. Novamente a tecnologia OLED é quem consegue as melhores performance nessa questão.
  2. Resolução UHD 4K: Certamente já chegamos em um momento (2023) que é “inaceitável” resoluções inferiores ao 4K em smart TVs acima de 32″ polegadas. Aliás, todos os games da atualidade são otimizados para desfrutarem o máximo da qualidade 4K e independentemente do dispositivo.
  3. HDR: É uma tecnologia de aprimoramento de imagem que já se tornou “obrigatória” para qualquer tipo de dispositivo 4K no mercado. Todavia, recomendamos escolher uma TV para jogos que seja compatível com os melhores protocolos, tais como: Dolby Vision ou HDR10+.
  4. Som surround: É verdade que a maioria das smart TVs não oferecem uma boa experiência sonora. Contudo, muitas fabricantes implementam em equipamentos de linha intermediária ou premium alguns recursos para aprimoramento de som, tais como o Dolby Atmos ou DTS-HD. Além disso, elas permitem a adição de uma soundbar externa para refinar a qualidade. Isso é um ponto que merece também ser observado.
  5. Modo game: Geralmente os modelos de smart TV gamer oferecem um painel de configurações para os jogos. E inegavelmente eles permitem ajustes rápidos de forma prática e intuitiva, o que agrada todo mundo.

Conclusão

Quando aprendemos quais são os recursos necessários para desfrutar o máximo dos games, entendemos que é fácil escolher qual a melhor TV para games e de acordo com nossas possibilidades financeiras. E olha que essa lista de recursos atende o público gamer casual ou mais exigente.

Aqui em nosso site temos uma enorme lista de smart TVs publicadas com suas especificações técnicas e indicações de uso. Tem modelo para todos os gostos e bolsos também. Você pode conferir aqui em televisores.

Por fim, também temos um artigo exclusivo no qual indicamos as melhores smart tv para jogos do ano. Acesse e confira as nossas indicações.

Quais as melhores Smart TVs para jogos? Lista do Ficheiro Técnico

Compartilhe em suas redes sociais

Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *