Para o mercado brasileiro, a TCL oferece televisores top de linha através da sua família C. A smart TV 65C845 é um modelo da série C845 e pertencente a linha 2023. Trata-se de um equipamento de qualidade premium e que traz muitas tecnologias embutidas.
Nesse sentido, essa televisão está equipada com a tecnologia QLED em conjunto com o painel do tipo VA. Além disso, a iluminação é feita pelos chamados mini LEDs. Estes, por sua vez, conseguem aumentar consideravelmente o controle de iluminação. Como resultado, as taxas de brilho, de contraste e luminância da tela ficam incrivelmente mais realistas.
A versátil TCL 65C845
A tela possui tamanho de 65″ polegadas, plana e traz embutida uma tecnologia exclusiva da marca para diminuir reflexos indesejáveis. A resolução é a competente UHD 4K (3840 x 2160 px), proporção 16:9 e a taxa de atualização atinge até 144 Hz de modo nativo.
Desse modo, essa TV já se torna uma excelente opção para o público gamer exigente de qualidade superior. E por falar nisso, a fabricante de fato pensou nesses consumidores, afinal de contas, ela implementou as tecnologias: AMD FreeSync Premium Pro, ALLM e VRR.
Outros importantes recursos que fazem toda a diferença para um melhor aprimoramento de imagens são o Dolby Vision IQ e HDR10+. A 65C845 fornece compatibilidade com ambos e isso é um diferencial para várias concorrentes no mercado.
A TV conta também com a tecnologia Local Dimming Full Array que melhora ainda mais o controle de iluminação juntamente com os mini LEDs. A função FILMMAKER MODE marca presença e o processador consegue fazer um upscaling em alguns conteúdos com resoluções inferiores.
O processador que equipa a 65C845 é o AiPQ Processor 3.0. Ele tem como responsabilidade dar conta de muitas funções tecnológicas e não travar ou decepcionar em nenhum momento. Nesse quesito, nós aguardamos o feedback dos consumidores para afirmarem isso ou não.
Características únicas da 65C845
Essa smart TV possui o certificado IMAX Enhanced. Na prática, significa que ela está habilitada a exibir conteúdos originalmente feitos nessa tecnologia e portanto, ela consegue extrair a qualidade máxima disponível, ou seja, em nível de cinema.
Ademais, ainda falando em certificações, a TV está de acordo com o TUV Rheinland Low Blue Light. Ele garante que além da tela possuir os requisitos exigidos para conferir qualidade, também possui tecnologia de baixa emissão de luz azul. Essa luz causa danos ou fadiga ao olho humano.
O sistema operacional equipado é o Google TV. Ele é muito versátil, fluído e talvez o que tenha a maior compatibilidade com aplicativos e serviços disponíveis no mercado. Por conta dele, o Google Assistant está disponibilizado. E a boa notícia, é possível acessar ele sem o uso do controle remoto.
Em seguida, o comando de voz ainda aceita ser utilizado através de algum dispositivo externo Alexa, da Amazon. Outro assistente externo que possui compatibilidade é o Apple Airplay 2.
Por fim, a TCL implementou algumas funções exclusivas, tais como:
- Game Master 2.0: Basicamente oferece um painel de configurações bastante intuitivo e prático;
- TCL Home Control: Permite a TV controlar outros dispositivos inteligentes pela casa, desde que sejam compatíveis;
- Modo Kids: Bem na verdade é uma funçõa do Google TV e serve para controle dos pais;
- Google Meet: Permite videoconferência, todavia, é necessário adquirir uma webcam separadamente;
- Health Hub: Transforma sua TV em seu “personal trainer”;
- Multi Tela: Divide a TV em 2 ou mais telas para assistir vários conteúdos simultaneamente;
- Sensor de iluminação: Ajusta automaticamente o brilho da TV de acordo com a iluminação do ambiente;
- Chromecast: Ele faz o espelhamento entre a tela do smartphone e smart TV.
Design, áudio e conexões
O design é bastante moderno e elegante, sendo um aparelho fino com cerca de 8 cm de espessura, bordas ultrafinas em ao menos 3 lados e cor predominantemente cinza escuro em todo o equipamento.
A base de apoio é centralizada e aqui temos um ponto de observação: Geralmente televisores com esse tipo de base podem eventualmente ficarem “bambas”. Esperamos não ser o caso da 65C845.
Ela possui furação no padrão VESA 400 x 400 mm.
No áudio, a fabricante caprichou. O sistema é formado por um canal do tipo 2.1, ou seja, 2 alto falantes e um woofer. A potência total somada do sistema de som chega em 60 Watts.
Aliás, o áudio é em parceria com a ONKYO que é especialista mundial em som de nível profissional.
Os recursos Dolby Atmos e Dolby Digital Plus estão habilitados para uma melhor qualidade sonora. Por outro lado, a TV também possui compatibilidade com os recursos concorrentes: DTS-HD e DTS Vitual:X. Novamente, essa TV se diferencia de grande parte de suas concorrentes por oferecer múltiplas alternativas tecnológicas.
Por fim, nas conexões a TV está bem servida da tecnologia HDMI, afinal de contas, são 4 portas sendo ao menos duas delas do tipo 2.1 e com eARC. Portanto temos:
- 4 Portas HDMI;
- 1 Porta USB-A 2.0
- 1 Entrada RF (antena)
- 1 Saída Digital óptica
- Wi-Fi 6
- Bluetooth 5.2
Vale a pena?
Sim. Sem dúvidas é uma das melhores smart TVs lançadas no ano de 2023. É um equipamento de qualidade premium, com excelente imagem e que não economiza em tecnologias e funções. Traz como diferencial a compatibilidade em alguns recursos concorrentes, o que pode atrair diferentes públicos por esse motivo. E, pra finalizar, os preços sugeridos no varejo geralmente são muito bons para o seu segmento.