A TOSHIBA trouxe ao mercado brasileiro a smart TV 65X9900LS que pertence a série X9900LS de 2023. O grande destaque dessa televisão é o fato dela possuir tecnologia OLED. Isto é, a fabricante está abrindo concorrência ao segmento que está sendo reinado pela LG nos últimos 10 anos.
Aliás, essa temporada 2023 certamente aqueceu o setor de televisores OLED no Brasil visto que na metade do ano a Samsung trouxe ao país a linha S90C. Inegavelmente isso é ótimo para nós consumidores.
Configurações da 65X9900LS
A tela é plana, brilhante, com proporção 16:9, tamanho de 65″ polegadas e conta com a resolução UHD 4K (3840 x 2160 px). Possui taxa de atualização de 120 Hz nativo e desse modo, já desperta interesse para o público gamer.
Além disso, ela também traz alguns recursos tecnológicos para o aprimoramento da qualidade de imagem, tais como: Dolby Vision IQ e HDR10+. Antes de mais nada, nesse ponto já fica perceptível que a fabricante quer se destacar da concorrência justamente trazendo esses dois tipos de HDR. Afinal de contas, a LG utiliza bastante o primeiro e a Samsung somente o segundo.
Na sequência para os recursos de imagem, a TV ainda fornece: AMD FreeSync Premium, Upscaling, FILMMAKER MODE, VRR e ALLM. Em suma, é um equipamento completo também para games.
Por fim, para que todas estas funções sejam bem executadas, a TOSHIBA equipou a 65X9900LS com o processador CEVO 4K HDR Engine. Nós do Ficheiro Técnico ainda não temos o conhecimento suficiente para avaliar a competência deste item.
Inteligência artificial da 65X9900LS
Surpreendentemente o sistema operacional é o Google TV que podemos tranquilamente considerar como o de maior compatibilidade com aplicativos e serviços disponíveis no mercado.
Em seguida a fabricante colocou alguns recursos de IA muito úteis no dia a dia, por exemplo:
- Comando de voz: Ela é compatível com o Google Assistant. Até o momento não temos a confirmação se é possível ativar o comando de voz a distância, porém, acreditamos que não.
- Espelhamento de TV: A TV está implementada com o Chromecast que permite que a tela do smartphone, tablet ou notebook seja espelhada na tela da TV.
- Apple Airplay 2 e Homekit: A TV possui compatibilidade (Works-With) com esses recursos exclusivos da Apple.
- Modo Kids: É bem na verdade uma função exclusiva do Google TV para o controle de conteúdo exibido para as crianças.
- IMAX Enhanced: Trata-se de uma certificação que indica que a TV está habilitada a exibir conteúdos originalmente feitos nessa tecnologia, ou seja, em nível de cinema.
- Sensor de Iluminação: Ajusta automaticamente o brilho da TV de acordo com a iluminação do ambiente
- AI Picture: Trata-se de tecnologia com auxilio de inteligência artificial do processador para aprimorar ao máximo os detalhes de brilho, saturação e contraste das imagens.
Design, áudio e conexões
Em primeiro lugar, o design da 65X9900LS é minimalista e inegavelmente por esse motivo, ela é elegante e moderna. A espessura nas bordas é de uma autêntica TV OLED, contudo, no compartimento de eletrônicos a espessura sobe para cerca de 4,9 cm.
A cor predominante da TV é o preto. Vale mencionar que há pelo menos 3 bordas infinitas.
Os “pézinhos” de apoio possuem uma tonalidade preta também e na verdade são 3, o que é um pouco estranho. Para quem deseja pendurar a TV na parede, ela está compatível com o suporte VESA no padrão 300 x 400.
Em segundo lugar, o áudio é um grande destaque a parte nessa televisão. Talvez provavelmente seja a TV com a melhor qualidade sonora lançada no ano de 2023 no Brasil. O sistema traz uma potência total de incríveis 92 Watts e mais do que isso, bem na verdade, traz uma soundbar embutida.
Ao mesmo tempo, estão presentes no conjunto os recursos para som surround (3D): Dolby Atmos e DTS HD. E nessa televisão, essas duas tecnologias concorrentes fazem a diferença de fato.
Nota: A TOSHIBA causou uma confusão ao informar o sistema de áudio. Não temos a certeza de que são 10 alto falantes + um woofer ou diferente disso. E pra piorar, há uma informação de que o sistema é composto por um canal do tipo 3.2.1. Sendo assim, alertamos que dificilmente essa informação será encontrada corretamente na internet.
Por fim, nas conexões temos a seguinte configuração:
- 2 HDMI 2.0
- 2 HDMI 2.1
- 1 USB-A 2.0
- 1 USB-A 3.0
- Rede RJ-45 (LAN)
- Wi-fi 6 (802.11ax – dual band 2,4 e 5 GHz)
- Bluetooth 5.2
- Entrada Antena (RF)
- Saída Digital Óptica
- Entrada Vídeo Composto (AV)
Vale a pena?
Sim. É uma smart TV OLED que chegou ao mercado para concorrer diretamente e em pé de igualdade com LG e Samsung. Talvez não seja a OLED com a melhor qualidade de imagem, entretanto, oferece ótimos recursos de IA e uma qualidade de som impecável. Se os preços no varejo estiverem logo abaixo da concorrência, provavelmente vai ter sucesso de vendas.