Logo Ficheiro Técnico dark
O que é Upscaling?

O que é o Upscaling?

O upscaling é um recurso tecnológico desenvolvido para melhorar uma imagem de resolução mais baixa quando exibida em um dispositivo com uma resolução bem mais alta. Confira aqui o funcionamento dessa função.

Upscaling? Mas afinal de contas o que é mais essa nomenclatura nas smart TVs? Pois, atualmente, quando vamos pesquisar a compra de uma nova TV, nos deparamos com dezenas de siglas e nomes estranhos. Cada um deles significa algum tipo de recurso ou função tecnológica que melhora consideravelmente a qualidade do aparelho.

Contudo, são tantas denominações e funcionalidades que o público acaba não entendendo do que se trata realmente e ainda, pra piorar, dificilmente a loja e o vendedor sabe explicar com precisão a tecnologia. Nesse artigo, vamos finalmente entender o que é esse recurso.

O que é upscaling?

Lado esquerdo da imagem em resolução inferior ao lado direito que está com resolução superior.


O que é upscaling?

Antes de mais nada, a tradução interpretativa para o termo upscaling é “aumento de escala”. Na prática, é uma técnica de aperfeiçoamento de imagens, geralmente, convertendo uma imagem originalmente de resolução inferior para uma resolução superior.

Por exemplo, em um televisor de resolução UHD 4K (3840 x 2160 px) ao reproduzir um conteúdo originalmente feito em uma resolução Full HD (1920 x 1080 px), que é 4x menor, ou seja, inferior a capacidade dessa TV, o upscaling calibra essa imagem em Full HD para que se aproxime da resolução UHD 4K.

Observação: O upscaling não entrega uma imagem em 4K real, apenas se aproxima do 4K.


E como funciona o upscaling?

Essa técnica é feita através de uma ação chamada de interpolação dos pixels. E como dito anteriormente, o objetivo é reproduzir uma imagem de resolução nativa inferior em um dispositivo com resolução originalmente superior para que ocupe todos os pixels disponíveis na tela.

Nesse sentido, a interpolação de pixels serve para a imagem ocupar toda a tela do dispositivo, pois, os pixels que não seriam usados acabam “imitando” os pixels já ativados em tela. O resultado disso é a imagem sendo “esticada” ou prolongada por toda a tela do dispositivo.

Mas não se preocupe, além disso, o upscaling também consegue suavizar as imperfeições da imagem por conta desse prolongamento da mesma. Alguns dispositivos vão além e possuem recursos auxiliares para corrigir ainda mais as distorções da imagem.

Por fim, a maioria absoluta das smart TVs mais modernas, já vem equipadas com processadores preparados para essa técnica de upscaling. Desse modo, o processo todo é feito de uma maneira bem satisfatória e o resultado é de fato surpreendente.

Escalas de resolução

Cada dispositivo reprodutor de imagem oferece um tipo de resolução nativa. Daí a necessidade da técnica de upscaling.


Por que essa necessidade de interpolação de pixels?

Os dispositivos com resolução nativa em 4K surgiram no mercado e se popularizaram há muito pouco tempo. E nos dias atuais, praticamente todas as TVs estão sendo ofertadas com essa resolução, seguida pelos monitores gamers. Demais dispositivos ainda apostam em resoluções inferiores em sua grande maioria, seja por questões técnicas ou comerciais.

Com efeito, a maioria dos conteúdos disponíveis nos canais de TVs, serviços de streaming e outras mídias foram criados originalmente em resoluções inferiores ao 4K. Ou seja, ainda temos pouco conteúdo nativo em resolução 4K.

Portanto, as fabricantes desenvolveram o upscaling para tornar seus produtos mais atraentes ao consumidor e com a finalidade de mostrar um verdadeiro diferencial. Sem dúvida, as fabricantes de TVs cada vez mais oferecendo telas maiores sentiram essa necessidade. Pois, de nada adianta o consumidor comprar um televisor 4K e assistir conteúdos em Full HD ou HD por exemplo.

Só pra ilustrar, os dispositivos com resolução nativa em 8K necessitam demais da técnica upscaling. Uma vez que, nesse momento quase não existe conteúdos originalmente criados nessa resolução. Daí fica a pergunta: Vale a pena gastar uma “fortuna” por um dispositivo 8K?


Os consoles de games também fazem upscaling

Da mesma forma, os consoles mais modernos a partir por exemplo do Xbox One X e Playstation 4 Pro se viram obrigados a utilizar o upscaling.

Ainda mais com a popularização das TVs e monitores gamers com resolução UHD 4K, as fabricantes entenderam a necessidade de tornar seus produtos compatíveis com o salto de qualidade na imagem dos dispositivos.

Porém, nem tudo são maravilhas. Os games que foram desenvolvidos originalmente em resoluções bem baixas como o HD (1366 x 768 px) provavelmente vão apresentar algumas distorções que o upscaling não vai conseguir contornar. Já a transição da resolução Full HD para a 4K vai ocorrer conforme o esperado, isto é, suave e trazendo bons resultados.

Xbox One X e Playstation 4 Pro

Importante lembrar também que os dispositivos Blu-Ray possuem essa tecnologia upscaling.


IA upscaling? O que é isso?

Algumas fabricantes, por exemplo, LG e Samsung tem informado em suas fichas técnicas a função como “IA upscaling”. IA é a abreviação para Inteligência Artificial. Mas o que isso significa?

O recurso tecnológico é exatamente o mesmo, com a diferença que o fabricante está deixando claro que ele está sendo gerenciado de uma forma bem mais precisa. Então, o resultado na tela poderá ser muito próximo da resolução nativa do dispositivo.

TVs com a função upscaling

Atualmente, temos no mercado uma variedade de famílias e séries de televisores que fornecem a função upscaling. Para finalizar o artigo, vamos deixar listado aqui algumas referências e dessa forma, ajudar na escolha de sua próxima TV.

  • Samsung Neo QLED série QN90BAGXZD (linha 2022)
  • Samsung Neo QLED série QN85BAGXZD (linha 2022)
  • Samsung Neo QLED série QN83BAGXZD (linha 2022)
  • Samsung Neo QLED série QN900BGXZD (linha 2022)
  • Samsung Neo QLED série QN800BGXZD (linha 2022)
  • Samsung Neo QLED série QN700BGXZD (linha 2022)
  • Samsung QLED série Q80BAGXZD (linha 2022)
  • Samsung QLED série Q65BAGXZD (linha 2022)
  • Samsung QLED série Q60BAGXZD (linha 2022)
  • Samsung Crystal UHD série BU8000GXZD (linha 2022)
  • Samsung Lifestyle The Frame LS03BAGXZD (linha 2022)
  • LG OLED Evo série G2PSA (linha 2022)
  • LG OLED Evo série C2PSA (linha 2022)
  • LG OLED Evo série G1PSA (linha 2021)
  • LG OLED série C1PSA (linha 2021)
  • LG OLED série A1PSA (linha 2021)
  • LG QNED MiniLED série QNED90SQA (linha 2022)
  • LG QNED MiniLED série QNED80SQA (linha 2022)
  • LG NanoCell série NANO80SQA (linha 2022)
  • LG NanoCell série NANO75SQA (linha 2022)
  • LG UHD AI ThinQ UQ8050PSB (linha 2022)
  • LG UHD AI ThinQ UQ7500PSF (linha 2022)

 

Compartilhe em suas redes sociais

Veja mais

O que é Pixel?

O que significa Pixel?

O pixel é um termo encontrado praticamente todas as vezes que vamos falar de imagens, resolução ou câmeras digitais. Nesse artigo vamos entender o que significa e qual a sua real importância.
O game Spider Man foi optimizado com o recurso VRR no console PS5

O que são os recursos VRR e ALLM presentes no HDMI 2.1?

O VRR e o ALLM são funções implementadas na tecnologia HDMI 2.1 que fazem toda a diferença para os gamers de plantão. Nesse artigo vamos entender melhor sobre eles e também falar de outros dois recursos. Confira!
O que é DisplayPort?

O que é DisplayPort?

O DisplayPort é um tipo de conexão que tem por objetivo transmitir em alta definição, vídeo, imagem e áudio através de um único cabo. Ele está presente em diversos dispositivos, especialmente, os de hardware mais avançado. Confira tudo sobre essa tecnologia aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *