A smart TV 65QNED85SRA é uma integrante da família QNED de linha 2023 da LG. Ela pertence a série QNED85SRA que traz equipamentos de qualidade premium e com algumas características que fazem pressão na concorrência.
Ademais, essa TV é bem na verdade a junção de outras duas importantes tecnologias de tela: os pontos quânticos ou Quantum Dots e os nanocristais ou NanoCell.
E embora o conceito técnico de ambas tecnologias sejam basicamente a mesma coisa, ainda assim, elas são desenvolvidas separadamente. Sobretudo pelas duas principais concorrentes do setor: Samsung e LG.
Desse modo, a LG desenvolveu a TV QNED que promete uma qualidade de imagem superior. Portanto, com brilho, cores e taxa de contrastes bem mais próximos da realidade.
E não podemos esquecer da adição dos mini LEDs. Eles substituem os LEDs convencionais com o intuito de possuir um controle muito mais preciso da iluminação.
A smart TV 65QNED85SRA
A tela possui tamanho de 65″ polegadas e vem com a imponente resolução UHD 4K (3840 x 2160 px). O painel é do tipo IPS e a taxa de atualização é de 120 Hz, o que é satisfatório para os fãs dos games.
Assim sendo, esse dispositivo traz diversos recursos e funções no aprimoramento da qualidade de imagem. Os principais destaques são: Dolby Vision e HDR10, AI Upscaling, FILMMAKER MODE, AI Brightness, AI Picture Pro e Local Dimming.
Com o intuito de oferecer um aparelho agradável ao público gamer, essa TV está equipada com alguns recursos muito importantes, tais como: AMD FreeSync Premium, VRR e ALLM. Além disso, ela está em conformidade com as recomendações HGiG.
Por fim, para conseguir gerenciar tantos recursos de uma maneira eficiente, a TV vem equipada com o sistema operacional webOS 23. E igualmente, com o competente processador Alpha 7 Gen6 AI Processor 4K.
IA da 65QNED85SRA
A 65QNED85SRA conta com o LG ThinQ AI que é responsável pelo gerenciamento de outros dispositivos inteligentes. Evidentemente, estes precisam ser compatíveis com a função. E, eventualmente, esse recurso fornece outras funções de inteligência na smart TV.
O comando de voz pode ser acessado pelo aplicativo Alexa, da Amazon. O Miracast, que é um recurso para o espelhamento de telas entre TV e smartphone também marca presença.
O webOS 23 garante boa compatibilidade com vários aplicativos e serviços de streaming. Nosso destaque se dá para o streaming exclusivo da marca, o LG Channels, que é gratuito.
Há ainda ao menos outros 3 recursos exclusivos que merecem nossa atenção, são eles:
- AI Concierge: Permite receber recomendações de novos conteúdos baseado no histórico de pesquisa por voz na TV.
- Multi View: Possibilita diferentes maneiras de assistir ao conteúdo exibido, tais como: Side by Side, Picture in Picture e Dual Monitor.
- Quick Card: Função que cria atalhos para aplicativos e serviços favoritos, tornando o acesso mais fácil e rápido.
Design, áudio e conexões
O design é bastante discreto, com bordas finas e espessura que fica menor que 5 cm. Em outras palavras, é uma mistura de modernidade e simplicidade.
No quesito áudio, a TV traz um canal do tipo 2.2, ou seja, dois alto falantes e dois woofers. Em resumo, a soma total do sistema de som entrega uma potência de 40 Watts. E o mais importante é que a tecnologia Dolby Atmos também está por aqui, o que agrada a todos.
Há ainda alguns outros recursos para aprimoramento de áudio, tais como: AI Sound Pro, SoundSync e AI Acoustic Tuning.
Por fim, nas conexões, o destaque são as 4 portas HDMI 2.1 e mais 2 portas USB-A. Ademais, entrega rede RJ-45 (LAN), saída digital óptica, Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.0.
Vale a pena?
Sim. É uma TV que fica entre o nível intermediário e premium, pois, oferece muita qualidade de imagem devido sua construção tecnológica. Sobretudo, ela convence a todos entregando um bom áudio, design e funções de inteligência artificial. Se a fabricante acertar no preço sugerido no varejo, certamente essa TV vai ser bastante cobiçada.