A Philips trouxe ao mercado brasileiro a smart TV 43PFG6918/78 que pertence a série 6900 de 2023. Trata-se de uma televisão de linha básica e que portanto, fornece poucos recursos para o aprimoramento da qualidade de imagem e áudio, além de limitadas funções de inteligência artificial.
Contudo, a imagem possui boa qualidade e assim sendo, cumpre com o seu objetivo primordial. Ademais, a smart TV está construída na tecnologia de tela LED em conjunto com o painel do tipo VA.
Configurações da 43PFG6918/78
A tela é plana, brilhante, com proporção 16:9, tamanho de 43″ polegadas e conta com a resolução Full HD (1920 x 1080 px). Possui taxa de atualização de 60 Hz nativo e desse modo nós não recomendamos para o público gamer.
Em seguida, ela surpreendentemente fornece o recurso HDR10 que é responsável por melhorar a qualidade de imagem, especialmente em cenas que exigem mais brilho e definição de cores.
Por fim, infelizmente a fabricante não informa qual é o processador que está equipando essa televisão.
Recursos, IA e serviços da 43PFG6918/78
O sistema operacional é o Google TV que além de possuir uma ampla compatibilidade com aplicativos e serviços disponíveis no mercado, é um sistema rápido e prático.
Nota: Geralmente o Google TV possui boa fluidez em smart TVs que estão equipadas com processadores competentes e memória RAM acima de 2 GB. Pode ser que nessa televisão ele não tenha um bom desempenho pelo fato do hardware ser limitado.
Em seguida vamos conferir os principais pontos positivos da 43PFG6918/78:
Recursos exclusivos
- Pixel Plus HD (Philips): É um recurso exclusivo que proporciona um desempenho semelhante à alta definição usando um sinal de entrada convencional. A quantidade de linhas é aumentada e o número de pixels em uma linha é duplicado em conjunto com outro recurso, o Digital Natural Motion. Assim sendo, o Pixel Plus melhora os sinais de transmissão convencionais e também a exibição de DVDs, proporcionando melhor nitidez e maior profundidade.
Inteligência Artificial (IA)
- Comando de voz: Ela é compatível com Google Assistant (Built-in). Porém, não possui comando de voz a distância.
- Espelhamento de TV: A TV está implementada com o Chromecast que permite que a tela do smartphone, tablet ou notebook seja espelhada na tela da TV.
Aplicativos e serviços
- Não informado ou não possui.
Design, áudio e conexões da 43PFG6918/78
Em primeiro lugar, o design da 43PFG6918/78 é simples e infelizmente desatualizado, isto é, ao menos em sua carcaça visto que possui uma espessura em torno de 8 cm. Por outro lado, ela entrega 3 bordas infinitas e isso é bom. A cor predominante de toda a TV é cinza.
Os “pézinhos” de apoio possuem uma tonalidade cinza também. E para quem deseja pendurar a TV na parede, ela está compatível com o suporte VESA no padrão 100 x 200.
Áudio
Em segundo lugar, o áudio possui uma configuração extremamente simples. São 16 Watts (RMS) de potência total em um canal do tipo 2.0. Em outras palavras, 2 alto falantes e nenhum woofer.
Ao mesmo tempo, esta presente no conjunto o recurso para aprimoramento de som:
- Dolby Digital: É um sistema de compressão de áudio digital, também desenvolvido pela Dolby Laboratories, capaz de reproduzir som surround. Em outras palavras, ele faz diretamente na TV o “trabalho” de um dispositivo soundbar ou home theater.
Conexões
Por fim, nas conexões temos a seguinte configuração:
- 3 HDMI 2.0
- 2 USB-A 2.0
- Wi-Fi 5 (802.11ac – 5 GHz)
- Bluetooth 5.0
- Rede RJ-45 (LAN)
- Entrada Antena (RF)
- Saída Digital Óptica
Vale a pena?
Depende. É uma smart TV com recursos básicos, porém, oferece boa qualidade em imagem e desse modo cumpre com o seu principal objetivo. Se os preços no varejo estiverem bem baixos, certamente é uma televisão que vale a pena comprar, isto é, para aqueles que não se importam com tecnologias de ponta.