A Philips trouxe ao mercado brasileiro a smart TV 65PML9118/78 que pertence a série The Xtra de 2023. Trata-se de uma televisão de linha intermediária ou que até mesmo pode ser considerada premium. O fato é que ela está logo acima da série The One que é um grande sucesso no país.
Como resultado, a imagem possui ótima qualidade e ainda há diversos recursos tecnológicos. Ademais, a smart TV está construída na tecnologia de tela LCD em conjunto com o painel do tipo IPS.
Além disso, é importante mencionar duas outras tecnologias que estão inclusas nessa smart TV:
- MiniLEDs: A 65PML9118/78 possui um painel LCD com iluminação por miniLEDs. Sendo assim, ela consegue melhorar satisfatoriamente o controle de brilho e a taxa de contraste.
- Ambilight: Ela está implementada com o recurso exclusivo da marca para a iluminação externa da TV. O Ambilight, é bem na verdade, luzes de LED atrás da tela que reagem ao conteúdo exibido na tela. Dessa maneira, a imersão frente a TV se torna uma experiência única.
Configurações da 65PML9118/78
A tela é plana, brilhante, com proporção 16:9, tamanho de 65″ polegadas e conta com a resolução UHD 4K (3840 x 2160 px). Possui taxa de atualização de 120 Hz nativo e desse modo nós recomendamos para o público gamer.
Em seguida, ela traz diversos recursos tecnológicos para o aprimoramento da qualidade de imagem, tais como: Dolby Vision e HDR10+, Upscaling, FILMMAKER MODE, AMD FreeSync Premium, Local Dimming Full Array, VRR e ALLM. Em suma, é um equipamento com todos os recursos para uma imagem bastante refinada.
Por fim, para que todas estas funções sejam bem executadas, a Philips equipou a 65PML9118/78 com o processador P5 Perfect Picture Engine da marca. Sem dúvida ele é um excelente processador e vai conseguir dar conta de todas essas funcionalidades.
Recursos, IA e serviços da 65PML9118/78
O sistema operacional é o Google TV que além de possuir uma ampla compatibilidade com aplicativos e serviços disponíveis no mercado, é um sistema rápido e prático.
Em seguida vamos conferir os principais pontos positivos da 65PML9118/78:
Recursos exclusivos
- Game Bar (Philips): Trata-se de um painel otimizado para ajuste rápido e prático nas configurações de games.
Inteligência Artificial (IA)
- Comando de voz: Ela é compatível com Google Assistant (Built-in). Porém, não possui comando de voz a distância. Aliás, ela também é compatível com dispositivos Alexa (Works-With).
- Espelhamento de TV: A TV está implementada com o Chromecast que permite que a tela do smartphone, tablet ou notebook seja espelhada na tela da TV.
Aplicativos e serviços
- DTS Play-Fi (Philips): Ele permite conectar dispositivos soundbar e/ou alto falantes externos compatíveis de maneira rápida, fácil e o melhor de tudo, sem fio. Tudo isso através de conexão Wi-Fi.
- Modo Kids (Google TV): É bem na verdade uma função exclusiva do Google TV para o controle de conteúdo exibido para as crianças.
Design, áudio e conexões da 65PML9118/78
Em primeiro lugar, o design da 65PML9118/78 é minimalista e inegavelmente por esse motivo, ela é elegante e moderna. A espessura fica em torno de 8,5 cm, a cor predominante da TV é o cinza e a borda inferior também é cinza. Vale mencionar que há pelo menos 3 bordas infinitas.
Os “pézinhos” de apoio possuem uma tonalidade cinza também. E para quem deseja pendurar a TV na parede, ela está compatível com o suporte VESA no padrão 300 x 300.
Áudio
Em segundo lugar, o áudio possui uma configuração bem simples. São 40 Watts (RMS) de potência total em um canal do tipo 2.0. Em outras palavras, 2 alto falantes e nenhum woofer.
Ao mesmo tempo, estão presentes no conjunto alguns recursos para aprimoramento de som, tais como:
- Dolby Atmos: Trata-se de uma tecnologia de som surround desenvolvida pela Dolby Laboratories. Desse modo, ele expande o sistema de áudio adicionando canais de altura e ainda permitindo que os sons sejam interpretados como objetos tridimensionais (3D). Nesse sentido, televisores com esse recurso são excelentes para extrair todo o potencial de um dispositivo externo soundbar ou de um home theater.
- Dolby Digital: É um sistema de compressão de áudio digital, também desenvolvido pela Dolby Laboratories, capaz de reproduzir som surround. Em outras palavras, ele faz diretamente na TV o “trabalho” de um dispositivo soundbar ou home theater.
- DTS Virtual X: É um sistema surround 3D virtual desenvolvido pela DTS. Ele cria um som 3D (espacial) adicionando a sensação de altura aos efeitos frontais, esquerdo, direito e surround existentes. Você desfrutará de uma experiência de áudio mais ampla, mais elevada e mais imersiva.
- AI Sound: Através de inteligência artificial a TV analisa o conteúdo para produzir o som ideal, quer você esteja vendo filmes, acompanhando as notícias ou ouvindo música.
Conexões
Por fim, nas conexões temos a seguinte configuração:
- 2 HDMI 2.1
- 2 HDMI 2.0
- 3 USB-A 2.0
- Wi-Fi 4 (802.11n – 2,4 e 5 GHz)
- Bluetooth 5.0
- Rede RJ-45 (LAN)
- Entrada Antena (RF)
- Saída Digital Óptica
Vale a pena?
Sim. É uma smart TV com vários recursos de imagem, áudio e também de inteligência artificial. E ao mesmo tempo oferece uma incrível qualidade de imagem por contar com iluminação por miniLEDs e painel do tipo QLED. O recurso Ambilight é uma função extra que agrada a todos. E, por fim, os preços sugeridos no varejo são muito atraentes. Trata-se de uma excelente smart TV.