A smart TV 55M550LS é um equipamento pertencente a família M de série M550LS da TOSHIBA. São 3 televisores dessa série com boa qualidade em imagem, resolução e com alguns recursos tecnológicos úteis.
Antes de mais nada, é necessário entendermos alguns pontos muito importantes sobre a fabricante.
Os televisores TOSHIBA retornaram ao Brasil no ano de 2021. Contudo, nem tudo é o que realmente parece ser. A empresa estatal chinesa de eletrodomésticos e eletrônicos chamada Hisense é a principal responsável por esse retorno da marca japonesa.
A TOSHIBA e a Hisense firmaram uma parceria global no ano de 2018 para a produção e distribuição de telas e televisores. Portanto, aqui já entendemos que as atuais TVs da TOSHIBA não são originalmente “japonesas”, que é o grande legado da marca no Brasil.
Além disso, também aqui no Brasil, a Hisense firmou uma outra parceria local, dessa vez com a marca Multilaser para a distribuição de telas e televisores em todo o território nacional.
Configurações da 55M550LS
A tela tem tamanho de 55″ polegadas e vem com a resolução UHD 4K (3840 x 2160 px). Ainda nesse sentido, ela oferece taxa de atualização de 60 Hz e está construída na ótima tecnologia de tela QLED em harmonia com o painel do tipo VA.
Aliás, isso é um ponto fora do comum. Pois, a 55M550LS é um dos poucos televisores de entrada que possuem tela do tipo QLED. E ainda ela vai além ao fornecer a tecnologia Local Dimming Full Array.
Com esse tipo de Local Dimming e também associado ao painel QLED, a TV possui um melhor controle de luminosidade e o resultado imediato é uma taxa de contraste superior, ou seja, um preto mais fiel e também brilhos e cores com muito mais precisão.
Há ainda ao menos dois outros bons recursos para o aprimoramento na qualidade de imagem dessa TV. O Dolby Vision, que é considerado a melhor tecnologia do tipo HDR existente no mercado. E tem o IA Upscaling que promete aprimorar imagens em resoluções inferiores.
Esse último recurso se dá por conta do processador CEVO 4K HDR Engine.
Inteligência Artificial da 55M550LS
Na inteligência artificial essa smart TV traz alguns recursos interessantes. Primeiramente, o comando de voz que pode ser acessado através dos aplicativos Alexa da Amazon ou o assistente VIDAA. Não há comando de voz a distância.
O denominado VIDAA é bem na verdade o sistema operacional exclusivo da Hisense e que é bem desconhecido do público brasileiro. Na prática, ele tem um desempenho bastante rápido e fluído na utilização. Entretanto, ele não tem uma boa compatibilidade com a maioria dos serviços de streaming.
A 55M550LS apresenta também compatibilidade com os serviços Airplay 2 e HomeKit da Apple.
Design, conexões e áudio
O design é bastante sóbrio e simples. A cor predominante nas bordas e nos pés de apoio é o preto. Aliás, os pés são em construção metálica. As bordas de tela são infinitas e a espessura da TV é fina, em torno de 8,1 cm.
Nas conexões, o destaque são as 3 portas HDMI do tipo 2.0, Wi-Fi 5, Bluetooth, saída digital óptica, rede RJ-45 (LAN), entrada vídeo composto (AV) e 2 portas USB-A 2.0.
Por fim, no quesito áudio, a TV apresenta um som de qualidade média. O sistema de som é do tipo 2.0, ou seja, possui 2 alto falantes e nenhum woofer. E apesar disso, ela oferece o recurso de som surround Dolby Atmos.
Nota: A fabricante informa que a potência total dos alto falantes é de 16 Watts. Contudo, pode ser que essa informação não esteja correta.
Vale a pena?
Sim. Esse é um equipamento de entrada que se destaca principalmente por oferecer de fato uma boa qualidade de imagem e com tecnologias que normalmente não são encontradas nessa categoria. E muito além disso, o preço sugerido no mercado é um dos melhores do segmento. No entanto, para os mais exigentes, essa TV não vai agradar.